Manchetes do dia – 5.6.2025

Hora do Povo – O brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior, ex-comandante da FAB (Força Aérea Brasileira) durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), confirmou, em depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF), que a reunião ocorrida no Palácio da Alvorada, no mês de novembro de 2022, portanto, após a vitória do presidente Lula nas eleições, com a presença do ex-mandatário e demais comandantes das Forças Armadas, tratou claramente sobre a possibilidade da adoção de GLO (Garantia da Lei e da Ordem), uma medida que serviria para impedir a posse de Lula.

Vermelho –  Condenada pelo STF a dez anos de prisão pela invasão aos sistemas do CNJ, a deputada Carla Zambelli (PL-SP) anunciou que deixou o país. A parlamentar, que recorreu da decisão da Corte, disse que vai ficar na Europa e deve pedir licença do mandato como deputada. A Procuradoria-Geral da República pediu a prisão preventiva e a inclusão na lista da Interpol da deputada. Além da prisão, o Supremo já havia decidido pela perda do mandato parlamentar e a inelegibilidade de Zambelli.

Engenharia pela Democracia –  Estamos ultrapassando o 1,5ºC definido no Acordo de Paris, e a média dos dois últimos anos já está acima desse nível, segundo o Instituto Copernicus. Podemos sentir isso no Brasil, com as inundações extremas que atingiram o Rio Grande do Sul em 2023 e 2024, devastando grande parte do Estado. Agricultura, cidades e a infraestrutura, inclusive de logística e comunicações. Os dois data centers estaduais foram inundados causando dificuldades inclusive para a gestão da emergência.

BBC – Em Xangai, na China, há um museu inteiro com 70 mil artefatos dedicados a um homem: o “cientista do povo” Qian Xuesen. Ele é o pai do programa espacial e de mísseis chinês. A pesquisa dele ajudou a desenvolver os foguetes que lançaram o primeiro satélite da China ao espaço e os mísseis que se tornaram parte do arsenal nuclear chinês. Por esse motivo, ele é reverenciado como um herói nacional. Mas, nos Estados Unidos, onde estudou e trabalhou por mais de uma década, as importantes contribuições de Qian raramente são reconhecidas.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 5.6.2025

Deixe um comentário