Jornal GGN – Lauro Veiga Filho: há uma generosa dose de hipocrisia no debate e nas críticas endereçadas por analistas e pela grande imprensa à decisão da equipe econômica de aumentar as alíquotas do IOF, não apenas em relação ao impacto direto da medida sobre empresas e, parcialmente, sobre cooperativas de grande porte, transações com dólar (e outras moedas estrangeiras) e algumas formas de aplicação em fundos de previdência complementar, a exemplo do Vida Garantidos de Benefícios Livres (VGBL).
Vermelho – A Chamada Pública Nordeste, iniciativa que integra a Nova Indústria Brasil, prevê o investimento de até R$ 10 bilhões em projetos inovadores na região. A medida busca estruturar arranjos produtivos regionais de alto impacto, com foco em cinco áreas estratégicas: energias renováveis, bioeconomia (com ênfase em fármacos), descarbonização (notadamente hidrogênio verde), data centers verdes e o setor automotivo, incluindo máquinas agrícolas. A NIB representa uma guinada estratégica do governo federal para combinar. reindustrialização, inovação tecnológica e inclusão social.
Economistas pela Democracia – A vida e a obra de um dos grandes economistas brasileiros são analisadas no livro Celso Furtado – Trajetória, Pensamento e Método, dos professores da USP Alexandre de Freitas Barbosa e Alexandre Macchione Saes. O livro percorre mais de 50 anos de produção intelectual e atuação pública do economista paraibano Celso Furtado (1920-2004)
Sputnik – “Nesse contexto, é importante que os membros do BRICS e o Sul Global não apenas aumentem os investimentos, mas também desenvolvam seus próprios canais para fluxos de capital que sejam tecnológicos, independentes, convenientes e protegidos de pressões externas”, sublinhou no relatório Ilya Ivaninsky, especialista-parceiro da consultoria. Isso não requer decisões políticas, mas apenas um acordo entre os bancos comerciais da associação para prestar contas entre si em moedas nacionais.





Um comentário em “Manchetes do dia – 30.5.2025”