Manchetes do dia – 17.5.2025

Vermelho –  Uma das facetas do sistema neoliberal é o desmonte dos serviços públicos em favor da iniciativa privada. Esse caráter, extremamente prejudicial à população, também se reflete na substituição dos servidores públicos concursados por funcionários terceirizados e temporários. Dados do IBGE mostram que entre 2013 e 2023, o número de temporários aumentou 52,5% nos municípios, o que representa dois de cada dez no universo de servidores.

Hora do Povo – Assim que fez a denúncia, o servidor, que era da direção central do INSS, começou a receber ameaças de morte. “Na época que a Diretoria de Benefícios estava cortando ali os ACTs (Acordo de Cooperação Técnica), estava fazendo uma auditoria em cima deles, alguns servidores receberam ameaças, isso foi falado lá dentro. O coordenador que estava atuando em cima dos ACTs e também o diretor. Eles receberam ameaças justo no período onde que ‘tavam’ enviando ali as auditorias dos descontos associativos”, disse ele à reportagem, na condição de anonimato.

Jornal GGN – Luís Nassif: uma das principais ferramentas de políticas públicas é a gestão. Os cuidados com a gestão pública começaram no governo Fernando Henrique, continuaram nos governos Lula, não receberam estímulo – mas não houve retrocesso – no governo Dilma, e desapareceu do radar nos governos Temer e Bolsonaro. Esse é o grande problema nacional: a incapacidade da opinião pública se dar conta das políticas públicas relevantes e da necessidade de continuidade na sua implementação.

Hora do Povo – Encontro em Jerusalém teve representantes de 60 organizações do Campo da Paz, condenando o massacre de palestinos, exigindo o fim da ocupação dos territórios palestinos e apoiando a Solução dos Dois Estados com o estabelecimento do Estado Palestino. “Na Cúpula Popular pela Paz em Jerusalém, a maioria dos oradores fez questão de ressaltar a vastidão das mortes palestinas na guerra de Gaza em relação as mortes israelenses, na presença de 5.000 israelenses e palestinos que se reuniram para exigir um fim ao banho de sangue”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 17.5.2025

Deixe um comentário