Geração 68 – Francisco Celso Calmon: História é o registro concreto, meticulosamente construído por fontes escritas, orais e arqueológicas, que busca reconstruir a trajetória de povos e civilizações com rigor metodológico. Exige crítica documental, objetividade, sem espaço para subjetivismos ou mistificações.
Nossa História – Quando D. Pedro II do Brasil subiu ao trono em 1840, 92% da população brasileira era analfabeta, em seu último ano de reinado em 1889, essa porcentagem caiu para 56%, devido ao seu grande incentivo a educação, a construção de Faculdades e principalmente de inúmeras Escolas que tinham como modelo o excelente Colégio Pedro II.
Hora do Povo – Em 13 de maio de 1963, há 62 anos, tomava posse na Câmara Municipal de São Paulo, o primeiro vereador negro da história da cidade. Eduardo Ferreira de Oliveira, advogado, professor, poeta, compositor, combatente das lutas sociais, liderança negra, órfão de pai e mãe desde os 3 anos de idade. Alguém profundamente sintonizado com o seu tempo, com o povo, com a Humanidade, qualidades que fizeram dele um ativista atento e esfuziante, dotado da capacidade de tomar várias iniciativas ao mesmo tempo em diferentes campos, como um autêntico vulcão gentil.
Hora do Povo – “A África em 1945 ainda estava em grande parte acorrentada. Os europeus governaram por meio de coerção, hierarquia racial e roubo vestidos com a linguagem da ‘civilização. E assim, quando o fascismo perdeu, os revolucionários da África se inclinaram. Se um sistema tão monstruoso como o nazismo pudesse ser esmagado, então certamente os impérios britânico, francês, português e belga – aqueles parentes bem vestidos do fascismo – também poderiam ser expulsos. O Dia da Vitória plantou uma semente poderosa: a ideia de que nenhum sistema, por mais blindado que seja em ideologia ou balas, é eterno”.




Um comentário em “Manchetes do dia – 15.5.2025”