Manchetes do dia – 12.5.2025

Hora do Povo – Até o momento, os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia acompanharam o entendimento do relator, Alexandre de Moraes, que propôs a perda do mandato parlamentar, medida que, agora confirmada pela maioria, dependerá de deliberação da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. De acordo com a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República), Carla Zambelli é apontada como a mentora intelectual das invasões ao sistema do CNJ, executadas por Walter Delgatti.

Hora do Povo – O presidente Lula afirmou que o Brasil “é um país livre e soberano”, e não “um quintal”, como querem os Estados Unidos, e exige ser tratado com “respeito” e “igualdade de condições”. Ele foi questionado, durante uma coletiva de imprensa em Moscou, capital da Rússia, sobre a declaração do secretário de Defesa do governo Trump, Pete Hegseth, de que os EUA buscam “recuperar o nosso quintal”, referindo-se à América Latina. “O Brasil será o quintal do Brasil, um país livre e soberano”, acrescentou.

Hora do Povo – A seleção brasileira de conjunto de ginástica rítmica rompeu mais uma barreira. Pela primeira vez, o Brasil foi campeão no all-around, que consiste na soma das notas das séries mista e simples de uma competição. A façanha foi alcançada na etapa de Portimão, em Portugal, da Copa do Mundo. Dessa mesma forma, a seleção brasileira voltou ao lugar mais alto do pódio: desta vez com a prova de cinco fitas. Esta foi a estreia da seleção na temporada que terá a realização do Mundial no Brasil.

Vermelho – A proposta de Putin é para que a mesa de negociações que está marcada para 15 de maio, próxima quinta-feira, em Istambul, na Turquia, seja feita entre os países sem pré-condições. Ele ressaltou que a proposta feita a Kiev está sobre a mesa e que os representantes ucranianos devem deixar interesses políticos de lado e atender o que pede a população. Putin ainda agradeceu ao Brasil, China, EUA e países da África e do Oriente Médio pelos esforços na proposição pelo fim da guerra.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Manchetes do dia – 12.5.2025

Deixe um comentário