Hora do Povo – O diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Nilton David, avaliou que a desaceleração da atividade econômica brasileira nos últimos seis meses indica que o derretimento econômico pretendido pelo BC está sendo bem-sucedido. “Estamos vendo isso… há sinais de que a política monetária está definitivamente funcionando”, disse o ex-Bradesco, durante palestra em seminário promovido pelo JP Morgan, em Washington (EUA).
Hora do Povo – O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, atribui a queda na procura por bens industriais ao aumento dos juros pelo Banco Central (BC) e aos cortes nos gastos públicos, fatores que impactam diretamente nas decisões dos empresários. No quarto trimestre de 2024, a demanda insuficiente ocupava a quinta posição no ranking de problemas do setor. Agora, disputa o segundo lugar com as taxas de juros elevadas, enquanto a alta carga tributária – uma reclamação histórica da indústria – segue em primeiro.
Brasil de Fato – Trabalhadores e trabalhadoras de todo o país se reunirão em Brasília, no dia 29 de abril, para a Marcha da Classe Trabalhadora. A mobilização é organizada pelas centrais sindicais. O evento reunirá milhares de trabalhadores de diversas categorias, com o objetivo de defender os direitos dos trabalhadores e reivindicar por condições melhores no mercado de trabalho. A mobilização será realizada no Eixo Cultural Ibero – Americano, próximo à Torre de TV.
Hora do Povo – Representantes e negociadores do BRICS se reuniram com organizações da sociedade civil para ouvir demandas da população e receberam como proposta a participação do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), ou Banco do BRICS, no financiamento da reindustrialização do Brasil. De acordo com o governo brasileiro, “houve consenso dos representantes da sociedade civil que a instituição financeira [Novo Banco de Desenvolvimento] precisa ser o principal agente de financiamento da industrialização do Sul Global”.




Um comentário em “Manchetes do dia – 29.4.2025”