Manchetes do dia – 28.3.2025

Vermelho – Para o vice-líder do governo no Congresso, deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), a Justiça deu mais um passo importante em defesa da nossa democracia. “O STF decidiu tornar Bolsonaro réu pelos crimes cometidos na tentativa de golpe. Isso é um recado claro: não haverá anistia para golpistas! Seguimos na luta pela verdade, justiça e pelos direitos de todos”, diz Daniel. O STF manda um recado: a tentativa de ruptura institucional de 8 de janeiro e as articulações anteriores não ficarão impunes.

Engenharia pela Democracia – A construção de um projeto de desenvolvimento para o país deu a tônica nos diversos pronunciamentos da noite, aberto pelo anfitrião da Casa, o vice-presidente do Clube de Engenharia, Fernando Peregrino, que agradeceu pela escolha do local para o lançamento do livro, já que a entidade “comunga” da posição defendida pelo autor, “contra o rentismo parasitário, contra a destruição da base econômica do país, suas indústrias, a privatização das estatais”.

Sputnik – A ONU publicou uma resolução que reconhece oficialmente a soberania do Brasil sobre uma área marítima de cerca de 360 mil quilômetros quadrados, além das 200 milhas náuticas da costa Norte. Com a decisão, o país passa a ter o direito de explorar os recursos naturais do leito marinho e de seu subsolo nessa região. A resolução é o resultado de mais de 30 anos de trabalho coordenado pela Marinha do Brasil, por meio do Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (Leplac).

Hora do Povo – A questão chave é o desafio que representa este ano para o setor industrial, pois “o governo está promovendo uma maior abertura comercial num contexto marcado por uma forte valorização da taxa de câmbio, o que enfraquecerá o setor industrial”. Desta forma, as indústrias enfrentarão uma concorrência crescente, “ao mesmo tempo que experimentarão um aumento significativo nos seus custos em dólares devido ao baixo nível da taxa de câmbio real”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 28.3.2025

Deixe um comentário