Manchetes do dia – 5.3.2025

Vermelho – Qual teriam sido as razões de fundo dessa conquista inédita? A primeira, a qualidade em si do filme, que vem da maestria da direção de Walter Salles e da qualidade do elenco com Fernanda Torres à frente, a sempre notável atuação de Selton Mello e da escolha certeira da trupe jovem. E a segunda é o sentimento da necessidade de tomada de posição, devido à força emergente da extrema direita e do neofascismo.

Outras Mídias – Em geral, atos como o bater continência de Jair Bolsonaro diante da bandeira americana ou parlamentares de extrema direita vestirem o boné Make America Great Again têm provocado um juízo de perplexidade da esfera pública tradicional brasileira. Embora reivindiquem para si o status de patriotas, os militantes da extrema direita submetem-se a uma improvável condição absolutamente idólatra de um país estrangeiro.

Jornal GGN – A festa mais esperada do ano no Brasil encheu as ruas do país de música, brilho e alegria. E do bloco de rua à escola de samba, um dos itens mais usados para dar um toque especial a qualquer fantasia de carnaval é a purpurina. Também conhecida como glitter, a purpurina é um conjunto de partículas minúsculas que refletem a luz e se prendem a praticamente qualquer superfície. Mas, além da dificuldade em se livrar dela depois da folia, esse pozinho cintilante esconde um lado obscuro: é nocivo ao meio ambiente e levanta preocupações sobre impactos à saúde humana.

Sputnik – A força-tarefa de Musk tem como objetivo reduzir os gastos do governo em cerca de US$ 1 trilhão (cerca de R$ 5,8 trilhões). Ele está em cruzada contra a burocracia estatal, cortando postos de trabalho, estimulando demissões voluntárias e fechando agências cujas funções considera duvidosas. A velocidade das medidas de Musk foi simbolizada pela motoserra presenteada ao bilionário pelo presidente da Argentina, Javier Milei.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 5.3.2025

Deixe um comentário