Sputnik – Relatório da PF aponta a existência de uma organização criminosa que tinha a participação dos deputados Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Pastor Gil (PL-MA) e Bosco Costa (PL-SE), além de lobistas e agiota. As investigações apontam que exigiam devolução de 25% dos valores de emendas da área de saúde na cidade de São José de Ribamar (MA). O agiota emprestava dinheiro para o parlamentares que o enviavam como emendas parlamentares para a cidade maranhense.
Diap – Marcos Verlaine: a Ficha Limpa foi matéria incontroversa. A resposta do Congresso, portanto, foi em consonância com os anseios da ampla maioria da população. Essa ampla maioria foi confirmada em recente pesquisa Datafolha. A lei continua atualíssima. A fim de conceder anistia a Bolsonaro, o PLP 141/23, do deputado bolsonarista Bibo Nunes (PL-RS), quer alterar o período de inelegibilidade de 8 para 2 anos.
Hora do Povo – A inflação apurada nos preços dos alimentos continua sendo, no momento, a principal preocupação dos brasileiros, como parece também do governo. O IBGE, ainda em janeiro, anunciou que o IPCA, considerado a inflação oficial do país, revelou que os preços em geral subiram 4,83% em 2024. Todavia, o item Alimentação e Bebidas atingiu no mesmo período uma inflação de 7,69%, ou seja, por pouco não atinge o dobro do índice geral apurado naquele ano. É necessário mudar o paradigma neoliberal que vem desmontando nossas políticas públicas e fazer a inflexão para sublinhar o papel essencial do Estado.
Hora do Povo – Os manifestantes da terceira cidade mais populosa do país, reunidos sob o slogan “a democracia precisa de você”, enviaram “um forte sinal de dignidade humana, coesão e democracia” antes das eleições, com faixas que diziam: “Nós somos a barreira de proteção, não há cooperação com a AfD”. A AfD tem crescido com uma demagogia persecutória de migrantes que chegam ao país como consequência das crises provocadas pela política imperialista de arrocho e exploração dos povos.




Um comentário em “Manchetes do dia – 11.2.2025”