Manchetes do dia – 4.2.2025

Hora do Povo – Lula parabenizou o novo presidente do Senado e escreveu que “um país cresce quando as instituições trabalham em harmonia. Caminharemos juntos na defesa da democracia e na construção de um Brasil mais desenvolvido e menos desigual, com oportunidades para todo o povo brasileiro”. Para Hugo Motta, o presidente Lula disse estar “certo de que avançaremos ainda mais nessa parceria exitosa entre Executivo e Legislativo, para a construção de um Brasil cada vez mais desenvolvido e mais justo, com responsabilidade fiscal, social e ambiental”.

Vermelho – Consulta pública da AGU sobre o fim da checagem de conteúdo anunciada pela Meta mostrou que a nova política de moderação fomente o discurso de ódio e seja uma ameaça à democracia. A empresa informou que encerrou o programa de verificação de fatos somente nos Estados Unidos, mas não descarta que a decisão seja estendida para outros países. O programa foi substituído nos Estados Unidos por “notas da comunidade”, no qual os próprios usuários são responsáveis por denunciar conteúdos considerados nocivos.

Hora do Povo – Chris Hedge: por mais de duas décadas alertamos que a crescente desigualdade social e a erosão constante de nossas instituições democráticas, incluindo a mídia, o Congresso, o trabalho organizado, a academia e os tribunais, levariam inevitavelmente a um estado autoritário ou fascista cristão. “Se esses despossuídos não fossem reincorporados à sociedade dominante, o espectro do fascismo americano assolaria a nação.”

Construir Resistência – Uma multidão participou da inédita Marcha Federal do Orgulho Antifascista e Antirracista em repúdio ao discurso oficial contra a comunidade LGBT+ e as mulheres. “É vital estabelecer o antifascismo”, diz Violeta Alegre , ativista trans e DJ. “Agora temos a certeza de que isso não acontecia antes, embora tenhamos feito progressos em direitos humanos e civis. É importante entender que o fascismo não é de Mussolini; existem outras ferramentas que permitem que ele seja reconfigurado, por meio da tecnologia e das redes sociais”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Manchetes do dia – 4.2.2025

Deixe um comentário