Manchetes do dia – 6.1.2025

Hora do Povo – Os operadores do mercado financeiro querem extrair mais recursos da sociedade e, para isso, chantageiam o governo para que este faça mais cortes nas despesas com o povo e com os investimentos públicos. Para atingir seus objetivos eles fabricam uma crise fiscal inexistente e culpam-na por tudo o que ocorre no país. Dizem que os juros vão subir se não cortar gastos, que o dólar vai disparar e que o mundo vai desabar se o Planalto não obedecer as suas ordens.

Hora do Povo – As empresas estatais tiveram um papel fundamental na formação na nação brasileira. Elas foram criadas para cumprir funções estratégicas para o país. Atuaram nos setores onde o capital privado – voltado para o lucro máximo e de curto prazo – não se dispunham a investir. É só ver o papel cumprido pela Petrobrás, que descobriu petróleo no fundo do mar na costa brasileira, onde nenhuma multinacional havia conseguido.

Hora do Povo – O engenheiro Ikaro Chaves, ex-funcionário da Eletronorte, afirmou que “a Eletrobrás tem um poder sobre o mercado de energia elétrica muito grande. Ela tem o poder de determinar o preço da energia no Brasil”. “Quando da privatização houve o fenômeno da descotização”, destacando que isso já repercutiu nas tarifas. “Nós temos um mercado monopolista controlado por uma empresa privada”. Na “distribuição o preço da energia ainda é regulado, no caso da geração de energia, não. Então, você vai pagar o preço do mercado.”

Sputnik – O aumento nas taxas de importação prometido pelo presidente eleito dos EUA, Donald Trump, pode se tornar um “gatilho” para uma guerra comercial global, que, por sua vez, pode ameaçar uma recessão global, embora esse não seja o cenário básico, disse Anton Tabakh, economista-chefe da agência de classificação Expert RA russa. Ao mesmo tempo, ele enfatizou que “uma recessão global devido a guerras comerciais tarifárias não é um cenário básico, mas possível”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 6.1.2025

Deixe um comentário