Jornal GGN – Luís Nassif: o Brasil passou pelo terremoto da década de 2010 – que começa com o jornalismo de esgoto, a partir de 2005, e encerra-se com a derrota de Jair Bolsonaro em 2022. Nesse período ocorreu um desmonte geral das instituições, abrindo espaço para o aventureirismo mais deletério já enfrentado pelo país em período democrático – sob os auspícios do Supremo Tribunal Federal, indo à reboque do efeito manada provocado pela mídia.
Sputnik – Após o anúncio do pacote de corte de gastos pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no final de novembro, o mercado financeiro entrou em ebulição por averiguar a medida como insuficiente para balancear as contas públicas. Com isso, os especuladores começaram a retirar seu dinheiro do Brasil, necessitando para isso trocar o real pelo dólar e fazendo disparar o preço do câmbio da moeda norte-americana.
Hora do Povo – A Embraer anunciou no último a assinatura de um contrato com Portugal para a aquisição de 12 unidades do A-29N Super Tucano, versão da aeronave que atende especificações comunicacionais da OTAN. É o primeiro país europeu da OTAN a encomendar o avião brasileiro sem similar no mundo. Avião de treinamento avançado, o Tucano atua como uma aeronave de patrulha aérea e ataques leves, “com certo grau de sofisticação, como bombas guiadas a laser”.
Hora do Povo – Quando estiver operacional, espera-se que o trem CR450 EMU atinja uma velocidade de 400 quilômetros por hora, tornando-se o trem de alta velocidade mais rápido do mundo. “O trem encurtará ainda mais o tempo de viagem e melhorará a conectividade, tornando a viagem mais eficiente”, disse o representatnte da China Railway. “Os avanços do projeto CR450 ajudarão a impulsionar a inovação tecnológica e a independência ferroviária da China.”
Amanhã, 1º de Janeiro, as manchetes diárias não circulam, estarão de volta no dia 2.1.2025. Feliz ano novo!




Um comentário em “Manchetes do dia – 31.12.2024”