Setor estatal é lucrativo, presta serviço relevante e reforça o Tesouro Nacional

Em seu Mobilidade, Logística e Transporte, José Augusto Valente traz, entre outros aspectos, quanto de lucro as 44 estatais federais brasileiras e suas subsidiárias auferiram em 2023: foi algo como R$ 200 bilhões, um quarto disso revertivo ao Tesouro em forma de distribuição aos acionistas.

O “prejuízo” propalado por certa imprensa não leva em conta os resultados da Petrobrás e dos bancos públicos, exatamente as maiores empresas em que o Estado nacional detém o controle.

Entre os objetivos da falsa notícia se encontram, explica Valente, a tentativa de o setor privado se apropriar de empresas estatais lucrativas e serviços públicos essenciais, de preferência a preço de fim-de-feira.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Setor estatal é lucrativo, presta serviço relevante e reforça o Tesouro Nacional

Deixe um comentário