Hora do Povo – Nos últimos dias temos visto alguns operadores dos cassinos financeiros e outros antros de parasitismo econômico difundirem um novo conceito, o da “dominância fiscal”. Seria, segundo eles, “uma situação na qual a autoridade monetária perde o controle sobre a trajetória da inflação em razão de uma forte expansão dos gastos públicos”. Eles fazem questão de enfatizar que esses “gastos públicos”, que estariam em “forte expansão”, não são os pagamento dos juros. É o povo que está consumindo muito.
Hora do Povo – Para o Iedi, “trata-se de uma acomodação que não coloca em risco a boa evolução do setor neste final de ano, muito embora a intensificação da alta da taxa de juros pelo Banco Central seja uma péssima notícia para 2025”. “Temos o efeito positivo gerado pelo aquecimento do mercado de trabalho, com expressiva redução do desemprego, e aumento das contratações e do rendimento médio, no consumo das famílias. Além de aumentar a renda familiar, isso beneficia a cadeia produtiva”. Mas os juros…
Brasil tem a chance de assumir uma liderança responsável e equilibrada no diálogo global sobre a questão climática

Jornal GGN – A ordem jurídica internacional enfrenta atualmente uma crise de urgência sem precedentes. Apesar dos esforços globais, especialmente após a Segunda Guerra Mundial, para estabelecer um sistema de paz e cooperação, continuamos a presenciar graves violações humanitárias. Os sistemas regionais de direitos humanos carecem de recursos humanos e financeiros adequados para cumprir suas obrigações. Simultaneamente, os impactos das mudanças climáticas, como nas inundações em Valência, na Espanha, e no Rio Grande do Sul, tornam-se cada vez mais devastadores, exigindo respostas imediatas e coordenadas.
Fundação Maurício Grabois – Miguel Manso: além das tensões políticas evidentes entre republicanos e democratas, o retorno de Trump ao poder expõe uma disputa estrutural entre os grandes monopólios que compõem a base de sustentação econômica da sociedade, que se encontram defasados e na obsolescência, e os que buscam modernizar e reorganizar cadeias produtivas e estabelecer uma nova hegemonia dentro das elites dominantes, bem como suas articulações com cada partido e mudanças nas alianças e estratégias no mundo.




Um comentário em “Manchetes do dia – 16.12.2024”