Hora do Povo – O estudo do Made-USP simulou qual teria sido o efeito se essa política tivesse sido implementada desde 2000, assumindo o máximo de aumento anual (crescimento real de 2,5%) do salário mínimo. Guilherme Klein Martins, professor na Universidade de Leeds, do Reino Unido, e pesquisador do Made-USP, foi enfático ao afirmar que “haverá aumento de desigualdade”. Segundo Martins, alterações no piso da aposentadoria e no BPC podem ter impacto importante nas contas públicas, mas acabarão prejudicando os mais pobres.
Vermelho – O IPCA-15, índice que antecipa a tendência oficial da inflação, subiu 0,62% em novembro, acumulando 4,77% em 12 meses, acima da meta de 3% +- 1,5% estabelecida pelo Banco Central (BC). Para Diogo Santos, economista pela UFMG, o aumento recente da inflação está ligado a fatores específicos, como a pressão sobre alimentos, especialmente carnes, óleo de soja e tomates.
Hora do Povo – A Polícia Federal (PF) concluiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “planejou, atuou e teve o domínio de forma direta e efetiva” dos atos realizados por uma organização criminosa que buscou dar um golpe de Estado no Brasil. “As evidências colhidas, tais como os registros de entrada e saída de visitantes do Palácio do Alvorada, conteúdo de diálogos entre interlocutores de seu núcleo próximo, datas e locais de reuniões, indicam que Jair Bolsonaro tinha pleno conhecimento do planejamento operacional (Punhal Verde e Amarelo), bem como das ações clandestinas praticadas sob o codinome Copa 2022″, escreveu a PF.
Jornal GGN – O oficial do Hamas, Sami Abu Zuhri, declarou que o grupo palestino “está pronto” para chegar a um cessar-fogo com Israel para interromper os combates na Faixa de Gaza. A declaração foi dada em reação ao acordo firmado entre os israelenses e o Hezbollah que cessou os confrontos no Líbano. Zuhri afirmou que “aprecia” o direito do grupo libanês de concluir as negociações para proteger seu povo. Que a paz seja convosco.




Um comentário em “Manchetes do dia – 28.11.2024”