Manchetes do dia – 2.11.2024

Hora do Povo – Acadêmicos, economistas e especialistas em direitos sociais, entre diversos setores, lançaram um manifesto “condenando de forma veemente o conjunto de medidas de cortes sociais anunciado pelos ministros Fernando Haddad e Simone Tebet para o final deste ano”. “As áreas alvo desses ataques já estão definidas: saúde, educação, Benefício de Prestação Continuada (BPC), seguro-desemprego e outros direitos essenciais”, destaca o documento assinado, até então, por mais de 570 brasileiros.

Vermelho –  Entre janeiro e setembro deste ano, a indústria brasileira apresentou crescimento de 75% no número de empregos, com a criação de mais de 405 mil novas vagas, ante igual período de 2023, quando os postos criados somaram quase 231 mil. A maior parte dessas oportunidades, 57,4%, absorveu jovens entre 18 e 24 anos. A indústria de transformação — que converte matéria-prima em produtos finais ou intermediários — foi a que mais contribuiu com o aumento das vagas,

Jornal GGN – José Manoel Ferreira Gonçalves: o Governo de São Paulo deu finalmente um passo para a concretização de um projeto há muito aguardado pelos moradores e visitantes da Baixada Santista: a construção do Túnel Submerso Santos-Guarujá. No dia 23 de outubro, o governador sancionou o Projeto de Lei n° 655/2024, autorizando a parceria público-privada (PPP) que viabilizará essa obra emblemática. A sanção do projeto representa um avanço notável, especialmente porque o túnel será o primeiro submerso da América Latina.

Sputnik – A Força Espacial dos Estados Unidos reconhece um grande progresso da Rússia e da China na esfera espacial militar, chamando o tempo de desenvolvimento de suas capacidades de “alucinante”, segundo uma entrevista do chefe da Força Espacial norte-americana, general Chance Saltzman, ao Financial Times. Ele acrescentou que o número dos armamentos espaciais e a velocidade de produção deles “é muito ameaçador”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 2.11.2024

Deixe um comentário