Manchetes do dia – 19.10.2024

Vermelho – Nascida Arlette Pinheiro Esteves da Silva, em 1929, Fernanda Montenegro construiu um legado que transcende seu nome de batismo. A carioca Arlete começou sua carreira aos 15 anos como locutora e radioatriz na Rádio MEC. Em 1953, ao se casar com o ator e diretor Fernando Torres, passou a se chamar Arlette Pinheiro Monteiro Torres, e, juntos, formaram uma das parcerias mais sólidas e influentes da história cultural brasileira.

Hora do Povo – O documentário de longa-metragem narra as memórias e histórias de Lúcia Maria Pimentel (Ousar Viver! Histórias de Maria), militante que desde jovem atuou no combate à ditadura militar no Brasil, foi presa, esteve na clandestinidade e exilada, tendo atuação marcante nos movimentos sindical e de mulheres, abrindo espaço para a redemocratização. “Sempre digo que não faço cinema para ensinar, faço para aprender. Quando a turma do Angelim propôs o filme da Maria, fiquei um pouco receoso: Será que dá? E aí, na verdade, como me ensinou muito, não dava um filme, mas um filmaço”, afirmou Silvio Tendler.

Grabois – Carlos Lopes: O problema da etapa na definição da Revolução Brasileira já não era, portanto, novo. E foi reafirmado pelos reorganizadores do partido, como João Amazonas, Maurício Grabois, Pedro Pomar, e outros, em 1962. Trata-se de uma questão definida pelos marxistas desde o final do século XIX ou início do século XX – principalmente por Lenin.Seria muito fácil – e inútil – a partir da definição de que nosso objetivo final é o socialismo (chamado por Marx, em “Crítica do Programa de Gotha”, de primeira fase do comunismo), caracterizar todas as revoluções como revoluções socialistas.

Outras Palavras –  Há 76 anos, pressionados pela União Soviética, EUA lançavam o Plano Marshall e apostavam em saídas comuns para os problemas globais. O que leva agora mundo eurocêntrico a flertar com o abismo e ter por emblemas tipos como Elon Musk?

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 19.10.2024

Deixe um comentário