Manchetes do dia – 11.10.2024

Vermelho – O número de pessoas empregadas no Brasil chegou a 101,8 milhões no segundo trimestre de 2024 de um total de 109,4 milhões que compõem o universo da força de trabalho. No caso do emprego formal, a alta foi de 4% em relação ao segundo trimestre de 2023. O Novo Caged registrou a criação de 1,7 milhão de novas vagas com carteira assinada, um aumento de 3,8% no período, o que confirmou a tendência de alta.

Hora do Povo –  A mais grave é uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite ao Congresso Nacional suspender decisões do Supremo. A CCJ é presidida pela bolsonarista Caroline De Toni (PL-SC), que alega que as PECs buscam “acabar com os abusos do STF”. O grupo reclama da decisão do Supremo, tomada por Dino e referendada por todos os ministros, que suspendeu os pagamentos das emendas impositiva e emendas “PIX” por falta de regras de transparência.

Vermelho – A presidente do Banco dos Brics enfatizou a importância de o Brasil explorar as oportunidades da Nova Rota da Seda, iniciativa chinesa que visa melhorar a infraestrutura global e promover a cooperação econômica entre os países. Com investimentos de mais de US$ 1 trilhão nos últimos 10 anos, a Iniciativa oferece parcerias em setores-chave como infraestrutura, tecnologia e industrialização.

Hora do Povo – Um dos maiores jornais da Dinamarca, o diário Politiken, publicou na semana passada declarações do capitão do porto da ilha de Christiansø, John Anker Nielsen, em que este revelou que, “quatro ou cinco dias antes da explosão dos gasodutos NordStream”, barcos de guerra dos EUA estiveram na região do atentado, com transponder desligado, como ele verificou pessoalmente e, ao interpelar as embarcações, foi-lhe dito para ir embora imediatamente.

Daqui a pouco no Brasil e o mundo

Auteridade e popularidade

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 11.10.2024

Deixe um comentário