Vermelho – Um dos principais pontos abordados foi o impacto das gestões municipais nas capitais na disputa eleitoral. Nádia destacou que, em muitas cidades, prefeitos que concorrem à reeleição lideram as pesquisas, como em Recife, Rio de Janeiro e São Luís, com chances de vencer já no primeiro turno. Segundo ela, isso se deve à aprovação popular das gestões, não à fragilidade dos concorrentes. “A tendência do eleitor é manter o prefeito se a gestão está indo bem”, afirmou Nádia.
Construir Resistência – O coach é a representação limite da financeirização do capital — a sua máxima abstração e pureza, dominando a produção e a guerra global — no âmbito da cultura. Psicólogo definido pelo incremento da produtividade de seu cliente, o coach teve origem na ruína do mundo do trabalho, das profissões e de suas éticas, no mundo da fragmentação e monadizacão do destino do trabalhador, vendedor de qualquer coisa que ninguém quer comprar.
Outras Palavras – Estamos em uma nova fase da história humana. Primeiro, e mais importante, o sistema mundial liderado pelo Ocidente chegou ao fim. Em segundo lugar, a crise ecológica global levará a mudanças fundamentais na economia e na governança mundiais. Em terceiro lugar, o rápido avanço das tecnologias em vários domínios perturbará profundamente a economia e a política mundiais.
Hora do Povo – A pedagoga carioca Natalie Nassif, 38, que mora em Beirute, capital do Líbano, há mais de um ano, contou que os mísseis lançados por Israel contra a cidade são “terror psicológico” para toda a população. “Já estou vendo alguns alunos desistindo de seus estudos por não terem saúde mental para continuar. Pessoas que trabalham comigo também já perderam suas casas, seus pertences e familiares. É claro que essas histórias mexem muito com a gente, é de cortar o coração”, continuou a brasileira.




Um comentário em “Manchetes do dia – 5.10.2024”