Manchetes do dia – 25.9.2024

CTB – Durante a pródiga fase de industrialização, entre os anos 1930 a 1980, o PIB do Brasil cresceu a uma taxa média anual superior a 6%. A partir dos anos 1980 a situação mudou dramaticamente. No rastro da crise da dívida externa, que eclodiu no início daquela década e resultou numa nefasta transferência de recursos ao exterior para pagamento dos juros, a situação mudou dramaticamente. A economia nacional passou a desenvolver ciclos que foram caracterizados pelos economistas como voos de galinha.

Vermelho – Ele disse que a medida foi tomada com base em dados reais e chamou de “irracionalidade” a reação crítica do mercado, que queria uma bloqueio maior. “Há um incômodo na equipe econômica quando percebemos alguma irracionalidade na repercussão, quando se ignora alguns fatos da realidade, os números que se apresentam. O fato é que o fiscal se recuperou”, disse Durigan. “A economia está surpreendendo. Essa combinação é um ciclo positivo; deveríamos torcer para isso seguir assim”, respondeu.

Sindeesp – O Canal M65 organizou a Semana Soberania, em homenagem à Independência do Brasil, com seis episódios, a metade deles com entrevistas com escritores paulistas. Na abertura, Iso Sendacz tratou da política monetária soberana. No decorrer da semana, foi a vez de Carlos Seabra falar do imperialismo digital. E Sergio Cruz encerrou a série abordando o novo projeto nacional de desenvolvimento.

Sputnik – O PMI é um indicador macroeconômico que visa refletir a situação econômica de um país com base em dados recolhidos por uma pesquisa mensal enviada a gerentes de compras das companhias mais representativas de determinado país. Na Alemanha caiu para 47,2 — queda considerada acima do esperado, nível mais baixo em sete meses e ainda abaixo da marca de 50, “que separa o crescimento da contração”. Quanto ao vizinho ao oeste da Alemanha, o PMI da França caiu de 53,1 para 47,4

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 25.9.2024

Deixe um comentário