Hora do Povo – A plateia não se satisfez com a explicação, já que arcabouço fiscal foi todo elaborado pela pasta da Fazenda, comandada por ele. Além do mais, na sequência do debate, o próprio ministro confirmou a autoria das propostas, gabando-se de que “o governo não sofreu derrotas no Congresso em pautas econômicas”. Ou seja, ele deixou claro que as pautas econômicas eram de sua lavra. Haddad também não demonstrou o menor incômodo com o baixo dinamismo da economia.
Hora do Povo – Os pedidos de recuperação judicial estão crescendo vertiginosamente em 2024 e chegam próximo ao recorde. De acordo com pesquisa da Serasa Experian, até agosto 1.480 empresas em dificuldade financeira pediram recuperação judicial, número 78,3% maior do que o mesmo período de 2023. O número está próximo ao recorde registrado em todo o ano de 2016, quando houve 1.860 requerimentos. Na época o Brasil amargava uma terrível recessão que teve início em julho de 2014.
Vermelho – “A crise da governança global requer transformações estruturais. A pandemia, os conflitos na Europa e no Oriente Médio, a corrida armamentista e a mudança do clima escancaram as limitações das instâncias multilaterais. A maioria dos órgãos carece de autoridade e meios de implementação para fazer cumprir suas decisões”, declarou Lula. Ele também destacou que as instituições de Bretton Woods “desconsideram as prioridades e as necessidades do mundo em desenvolvimento”.
Hora do Povo – Dezenas de milhares de pessoas tomaram as ruas de Paris e de mais de 60 cidades francesas em resposta à indicação pelo presidente Emmanuel Macron de seu novo gabinete, liderado pelo primeiro-ministro ultraconservador Michel Barnier, que se posicionou pela limitação da migração para a União Europeia (UE) e até propôs uma moratória de entrada de três a cinco anos para todos os migrantes. Os franceses rechaçaram a aliança mais do que reacionária em que predominam os ministros do Juntos pela República, de Macron.




Um comentário em “Manchetes do dia – 24.9.2024”