Manchetes do dia – 19.9.2024

Hora do Povo – O juro real é, exatamente, o lucro do banco. Quem investirá na produção, se pode obter ganho muito maior nos juros de uma aplicação financeira? Esta é a origem interna da desindustrialização no Brasil – e, consequentemente, a base econômica do charivari parlamentar, inclusive do carnaval das emendas que sequestram o orçamento.

Hora do Povo – A Federação das Indústrias de Minas Gerais afirma que a retomada do ciclo de elevação da taxa básica de juros da economia (Selic) irá comprometer seriamente a capacidade produtiva do país. Para a entidade, a indústria, que já vinha sendo afetada pelo alto nível da taxa de juros no Brasil, “pode ser ainda mais prejudicada, com a limitação de sua capacidade de investimento e a redução de sua competitividade”. “Esses fatores, somados provocam um impacto profundamente negativo sobre o crescimento econômico, a criação de empregos e a renda da população”.

Vermelho – Em sua carta, os signatários expressam apoio às iniciativas do governo Lula, que visa reduzir a influência de grandes corporações digitais sobre o ecossistema tecnológico brasileiro. Entre as propostas está a criação de infraestruturas digitais locais e a regulamentação justa das atividades das Big Techs, garantindo que elas paguem impostos adequados e sejam responsabilizadas pelos impactos sociais negativos de suas plataformas.

Hora do Povo – O ex-agente da CIA/NSA, Edward Snowden, um dos primeiros jornalistas de destaque a se manifestar, classificou de “indistinguível do terrorismo” o ataque cibernético perpetrado por Israel, que fez com que dispositivos de mensagem pagers – conhecidos no Brasil como bipes – explodissem no Líbano, causando milhares de vítimas. Ao invés de parar o genocídio, fazer acordo de cessar-fogo e trazer de volta os reféns, como exigem insistentemente multidões de manifestantes em Israel, o regime fascista no poder em Israel comete uma provocação atrás da outra.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 19.9.2024

Deixe um comentário