Hora do Povo – Paulo Kliass: para um governo que se pretende reformador da ordem da profunda desigualdade que marca também a cena global, a insistência em continuar com esse misto de política fiscal da austeridade e política monetária do arrocho em suas próprias praias se apresenta como um péssimo cartão de visitas. “Não faz sentido fechar os olhos, os ouvidos e a boca para os R$ 870 bi de despesa orçamentária com juros e comandar uma verdadeira caça às bruxas em supostos vazamentos pouco expressivos nas políticas de natureza social”.
Jornal GGN – Luiz Nassif: com a pose típica das pessoas seguras de si, a ex-diretora de Assuntos Internacionais do Banco Central, Fernanda Guardado, ostentando o reluzente cargo de Chefe da Pesquisa para a América Latina no BNP Paribas, declara para a Bloomberg: o Banco Central tem que aumentar a taxa Selic em dois pontos nos próximos 6 meses. Qual a razão? O crescimento da economia, o que sempre foi o objetivo central das políticas econômicas.
Diário do Centro do Mundo – O clima seco é comparável a média da umidade de desertos como Saara, no continente africano, e Atacama, no Chile. No deserto do Saara, por exemplo, a umidade do ar varia de 14% a 20%. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que 10 cidades já se aproximaram do patamar crítico de umidade de só 7%. Máximas chegaram a 40°C no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, enquanto cidades no interior de São Paulo e Minas Gerais registraram temperaturas de até 39°C.
Sputnik – Sua supremacia, entretanto, está cada vez mais ameaçada devido a seu mau uso nos últimos 20 anos. “Há uma tendência global e liderada por alguns países-chave, como Rússia, como China, como Índia, de buscar alternativas e novas formas de desenvolvimento de sistemas voltados a transferências financeiras e de informações entre seus habitantes, entre seus cidadãos e também para facilitar o comércio e as transferências internacionais de recursos”, destacou o professor de relações internacionais do Ibmec Walter Franco.




Um comentário em “Manchetes do dia – 6.9.2024”