Manchetes do dia – 21.8.2024

Vermelho – A recente variação de 1,37% no IBC-Br em junho, que surpreendeu ao ficar acima das expectativas, reacendeu discussões sobre as constantes revisões nas projeções econômicas do mercado financeiro e a influência dessas projeções nas decisões de política monetária do Banco Central. O economista Paulo Kliass expressou uma visão crítica sobre a forma como as expectativas do mercado são tratadas e utilizadas na formulação de políticas macroeconômicas no Brasil.

JornalGGN – A terceira edição do programa BNDES Garagem vai premiar cinco startups com soluções inovadoras em até R$ 150 mil. Até 2028, o programa tem como objetivo acelerar 400 empresas. Nesta primeira etapa, 50 startups farão parte do módulo de criação, em que receberão instruções para montar os primeiros passos do negócio, enquanto outras 50 serão selecionadas para o módulo de Tração, voltado para startups em fase de expansão. 

s.

Sputnik – A decisão de encerrar as atividades acontece, conforme justifica a nota, um dia após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, “ameaçar” prender o representante legal da rede social no Brasil. Para Sérgio Amadeu da Silveira, professor UFABC, doutor em ciência política e pesquisador de redes digitais e das implicações da inteligência artificial, a decisão do X mira criar uma “situação de impacto político no país” em prol de favorecer o próprio Elon Musk, proprietário da rede social.

Vermelho – O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, classificou as mais recentes reuniões para um cessar-fogo em Doha (Catar) e no Cairo (Egito) como “provavelmente a melhor, talvez a última oportunidade”. Apesar do apelo ao pacifismo, o departamento de Estado dos EUA, comandado por Blinken, aprovou um pacote de US$20 bilhões em armas para Israel, incluindo caças F-15 e munição para tanques.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 21.8.2024

Deixe um comentário