Manchetes do dia – 11.8.2024

Jornal GGN – Mesmo sem a obrigatoriedade, o presidente decidiu que irá devolver o relógio de ouro da marca Cartier, avaliado em R$ 60 mil. O julgamento ocorre em meio ao caso das joias milionárias sauditas recebidas por Jair Bolsonaro, das quais a equipe do ex-presidente tentou omitir ao passar pela Receita Federal na volta da viagem à Arábia Saudita, em 2021, e o órgão chegou a impedi-lo de portar como bem pessoal. Além dessas duas irregularidades, Bolsonaro também tentou vender o presente oficial.

Hora do Povo – “O poder de compra do Estado brasileiro pode e deve ser utilizado para fortalecer essa estrutura produtiva e estimular a geração de novas tecnologias e empregos”, defendeu o presidente em Itajaí, SC. Lula disse que “essa é uma indústria indispensável para a nossa soberania, garantindo o domínio sobre nossas riquezas naturais, nosso mar e o nosso pré-sal. “O lançamento da fragata é mais um passo no fortalecimento das Forças Armadas,” afirmou.

Vermelho – O programa Pé-de-Meia oferece incentivo financeiro-educacional para combater a evasão escolar no ensino médio. Com base nos dados do Censo da Educação Básica, em 2022, a taxa de evasão dos estudantes brasileiros foi de 5,9. O incentivo mensal é de R$ 200 que pode ser sacado pela família. Ao final do ano, caso o aluno cumpra os requisitos como o de frequência superior a 80% no mês, o aluno é comtemplado com mil reais como forma de poupança, que só será sacado após a formatura do ensino médio.

Hora do Povo – Liderados pelas centrais sindicais e movimentos sociais, milhares de argentinos tomaram as ruas de Buenos Aires no Dia de São Caetano, padroeiro do pão e do trabalho, para exigir uma política de emprego e renda, e denunciar o aumento vertiginoso da desigualdade e o corte dos programas sociais pelo desgoverno Milei. Liderados pelas centrais sindicais e movimentos sociais, com a participação de religiosos, os manifestantes alertaram para a queda abrupta na renda, o que fez com que 54,6% da população fosse jogada na pobreza e na miséria.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 11.8.2024

Deixe um comentário