Vermelho – Entre outros apontamentos contrários à lei, Figueiredo Gonçalves destaca que “ao dispor sobre organização escolar, estabelecendo programa que impõe modelo pedagógico de Escola Cívico-Militar, a Lei Estadual 1.398/2024 parece legislar sobre diretrizes da educação escolar. Isso poderia invadir competência da União, a quem compete, privativamente, nos termos do artigo 22, inciso XXIV da Constituição Federal, legislar sobre ‘diretrizes e bases da educação nacional’”.
Hora do Povo – O Tribunal de Contas da União (TCU) entendeu que o relógio de luxo recebido pelo presidente Lula (PT) em 2005 na França, além de presentes recebidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros mandatários, não precisam ser devolvidos enquanto não houver lei específica sobre isso. Essa compreensão, de que já havia novas regras, não livra Bolsonaro dos crimes de desviar e vender as joias recebidas dos árabes.
Outras Palavras – Não foram os atos altamente visíveis do Congresso, mas as ações aparentemente mundanas e muitas vezes não transparentes das agências reguladoras que alavancaram a grande transformação dos bancos comerciais dos EUA, de instituições tradicionalmente conservadoras de captação de depósitos e concessão de empréstimos, para prestadores de serviços de gestão e intermediação de risco financeiro em atacado.
Outras Palavras – Na Argentina, com as bênçãos e dinheiro de Milei, ódio salta da internet para as ruas. Linchamentos virtuais. Invasão de casas. Ameaças a adversários e familiares. Sabotagens. País é laboratório do que a ultradireita quer para o mundo. A guerra encabeçada pelo governo nacional contra a população e as suas instituições representativas incluiu até agora ações repressivas cada vez mais virulentas em mobilizações e concentrações de rua.





Um comentário em “Manchetes do dia – 10.8.2024”