Manchetes do dia – 18.7.2024

Hora do Povo – No mesmo dia em que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que ia informar o presidente da República da necessidade de reter R$ 10 bilhões do Orçamento Geral da União para cumprir a meta fiscal estabelecida para 2024, o presidente Lula disse, em entrevista à TV Record, que o governo não é obrigado a cumprir a meta fiscal. Ainda não se sabe o que prevalecerá desse aparente impasse. Se os investimentos no crescimento vão ultrapassar as estreitas metas estabelecidas ou se prevalecerão os cortes de verbas.

Hora do Povo – O resultado de julho, que  recuou de 51,4 pontos para 50,1 pontos, é o menor índice de confiança registrado pela indústria desde maio de 2023, quando foi registrado 49,2 pontos. O Índice de Condições Atuais recuou 1,8 ponto para 44,4 pontos, refletindo os resultados  dos indicadores de  condições atuais relativa à empresa e índice relativo à economia brasileira, que recuaram 0,7 ponto e quatro pontos, respectivamente. Já o Índice de Expectativas também recuou, com queda de 1,1 ponto, para  52,9 pontos.

Jornal GGN – Luis Nassif: no “Valor”, artigo com uma corretora dizendo que o capital estrangeiro está saindo da B3 por falta de boas oportunidades de investimento. É fruto direto desse modelo maluco, em que um cartel espalha o terrorismo fiscal, a mídia ecoa, e Roberto Campos Neto é bem sucedido para manter a Selic como a segunda mais alta taxa real de juros do planeta. Enriquece o capital improdutivo, impede o grande salto – do capital financeiro financiando a economia real – e provoca um esvaziamento do mercado acionário.

Hora do Povo – De acordo com relatório do Serviço de Pesquisa do Congresso norte-americano de 2008, já haviam ocorrido ataques diretos a presidentes, presidentes eleitos e candidatos a presidente em outras 15 ocasiões distintas, que resultaram nas mortes de quatro presidentes, entre eles, Abraham Lincoln e John Fitzgerald Kennedy, e um candidato, seu irmão Bob. Também o presidente Franklyn Roosevelt foi alvo de um atentado em 1933, quando quem foi morto foi o prefeito de Chicago. 

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 18.7.2024

Deixe um comentário