Manchetes do dia – 17.7.2024

Jornal GGN – Na gravação, o então presidente da República Jair Bolsonaro (PL) comentou que o ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, pediu uma vaga como ministro do STF para ajudar o caso do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), investigado pela prática de rachadinhas.  “Encontrei com o Witzel […] Ele falou, resolve o caso do Flávio. Me dá uma vaga no Supremo”, disse o então presidente.

Hora do Povo – O presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo (Sinpeem) e ex-vereador de São Paulo, professor Claudio Fonseca, denunciou que o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, “está prestes a dar um passo desastroso que pode destruir a qualidade da educação das nossas crianças e jovens”. De acordo com Fonseca, o projeto de privatização das escolas “compromete diretamente o futuro da nossa educação e o bem-estar dos nossos estudantes, priorizando o lucro ao invés da qualidade do ensino”.

Outras Palavras – “Não é nada pessoal, são apenas negócios”. Essa frase contribui para sintetizar a ideia central do artigo: uma análise da estrutura e da dinâmica, sob o ponto de vista do controle acionário em rede, dos principais grupos de saúde privada que atuam em território brasileiro. A dimensão e a capacidade estratégica desse setor econômico resultam de um comportamento empresarial onde os negócios em si, e os interesses específicos de seus proprietários, são o ponto central.

Vermelho – Nos últimos anos, a economia chinesa tem demonstrado uma resiliência notável, apesar das crescentes tensões geopolíticas e das turbulências internas. Seu crescimento a cada trimestre tem se aproximado de 5%. Apesar desse resultado colocar a China no quarto lugar entre as economias que mais crescem no mundo, o mercado financeiro e suas agências de risco depreciam os números constantes do gigante asiático, muito acima dos EUA, por exemplo.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Manchetes do dia – 17.7.2024

Deixe um comentário