Manchetes do dia – 12.7.2024

Hora do Povo – O IPCA, indicador da inflação oficial do país, desacelerou para 0,21% em junho, após registrar 0,46% em maio, informou o IBGE. O IPCA de junho veio abaixo das previsões de bancos e instituições financeiras, que previam um avanço de 0,32%, segundo a mediana das projeções de 33 instituições financeiras e consultorias, ouvidas pelo Valor Data, “e também abaixo do piso das estimativas, que variavam entre 0,23% a 0,37%”, diz o jornal.

CTB – Pesquisa da Genial/Quaestindica uma significativa alta na aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que atingiu seu melhor índice no ano: 54%. A desaprovação caiu para 43%. O levantamento também revela uma sintonia entre os objetivos e as políticas governamentais e os anseios e sentimentos da maioria da nossa sociedade: 90% defendem a política de valorização do salário mínimo,  67% acreditam que o governo deve priorizar os mais pobres e 84% defendem a isenção de impostos sobre carnes.

Vermelho – Cerca de 3 milhões de pessoas que já utilizam o Farmácia Popular deverão ser beneficiadas com a inclusão, pelo Ministério da Saúde, de novos medicamentos no programa. Na lista constam remédios para o tratamento de colesterol alto (dislipidemia), doença de Parkinson, glaucoma e rinite. De acordo com o governo, agora 95% dos medicamentos e insumos fornecidos pelo Farmácia Popular passam a ser distribuídos de forma gratuita.

Sputnik– “Os principais diplomatas do BRICS e do Sul Global falaram da necessidade de construir novas arquiteturas de segurança, governança e financeira para substituir os atuais sistemas liderados pelos EUA que, segundo eles, servem apenas os interesses ocidentais”, observou Gallagher. Ele acrescentou que o BRICS “traz para o primeiro plano as preocupações e queixas dos países do Sul Global, algo que raramente acontece nos fóruns internacionais liderados pelo Ocidente”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 12.7.2024

Deixe um comentário