Manchetes do dia – 5.7.2024

Hora do Povo – “A primeira coisa que o presidente determinou é: Cumpra-se o arcabouço fiscal. Não há discussão a esse respeito”, disse Haddad. O anúncio dos cortes pelo ministro veio logo após a campanha midiática sobre “descontrole fiscal” e de que é preciso “equilibrar” as contas públicas e, para isso, tem que cortar gastos públicos, gastos com o povo: arrochar as despesas com a Previdência, Benefício de Prestação Continuada (BPC), saúde, salários dos servidores, etc, etc, etc.

Jornal GGN – Luiz Nassif: Roberto Campos Neto não conseguiu sustentar a especulação com o dólar. O movimento era tão desconectado da realidade que bastou um pequeno álibi – declarações de Lula sobre ajuste fiscal – para o dólar desabar, com o mercado trazendo-o para níveis mais civilizados. Mesmo assim, os níveis atuais da Selic – e de toda a estrutura de taxas de juros – continuam emperrando a economia, permitindo apenas voos de galinha.

Hora do Povo – “A gente vai ter uma política econômica que vai fazer esse país crescer, a gente vai continuar fazendo transferência de renda e a gente, ao mesmo tempo, vai continuar com a responsabilidade que sempre tivemos”, prosseguiu o presidente, no lançamento do Plano Safra 2024/25. O plano anunciado irá alocar R$ 400,585 bilhões para a agricultura empresarial e R$ 74,98 bilhões para a agricultura familiar. Este valor representa um aumento de 9% em relação à safra anterior.

Sputnik – De acordo com o Financial Times, a queda da inflação e a recuperação do crescimento na zona do euro foram ofuscadas pela vitória do partido eurocético de direita de Marine Le Pen no primeiro turno das eleições parlamentares francesas. Embora os líderes da condução econômica da União Europeia tenham afirmado que ainda é cedo para especular algum tipo de intervenção na economia para lidar com as dívidas decorrentes dos cortes de impostos, viu as eleições francesas como um sinal de uma mudança mais ampla no panorama político da região.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 5.7.2024

Deixe um comentário