Vermelho – O Plano Real, que completou 30 anos, trouxe estabilidade econômica ao Brasil, derrubando a hiperinflação que assolava o país, a partir de pilares que deixaram estragos que praticamente impediram o Brasil se tornar a potência econômica prometida durante as décadas anteriores. Os remédios utilizados para alcançar o controle inflacionário, como os juros altos e a abertura do mercado financeiro, deixaram um gosto amargo para certos setores da economia, especialmente a indústria.
“Contradições entre capital e trabalho não devem impedir pacto pela reindustrialização”, diz diretor da CNI

Hora do Povo – “A visão do presidente da CNI, Ricardo Alban, é uma proposição de diálogo, de construção, em que o foco principal é o desenvolvimento industrial”. Segundo Rafael, a CNI considera “muito importante uma atuação articulada de todo setor produtivo, também de outras confederações, como a Agricultura e o Comércio, e, em especial, a construção de um diálogo com os trabalhadores”. Os próximos movimentos já serão mais sólidos, resultado das orientações da presidência da CNI, numa perspectiva da construção de uma agenda de país, concluiu.
Hora do Povo – “A alocação de militares da reserva para a execução de atividades relacionadas à educação básica fora do sistema de ensino militar formal, ainda que na condição de apoio ou monitoramento, não encontra respaldo nas normas fundamentais do sistema educacional brasileiro, nem previsão compatível com a finalidade constitucional dessas instituições”. Conforme a AGU, “a Constituição Federal, ao tratar das Forças de Segurança, em especial da polícia militar, não menciona a atuação desses servidores militares estaduais em políticas públicas de educação ou atividades de apoio, assessoramento ou suporte à oferta da educação escolar básica”.
Hora do Povo – Nos 70 anos dos Cinco Princípios de Coexistência Pacífica, apresentados ao mundo por Zhou Enlai e que norteou a construção do movimento dos Não Alinhados no Sul Global, a China reafirma seu compromisso com o desenvolvimento, a amizade e a cooperação com todos os países, no rumo de criar uma comunidade de futuro compartilhado para a Humanidade. São eles: “respeito mútuo pela soberania e integridade territorial, não agressão mútua, não interferência mútua nos assuntos internos uns dos outros, igualdade e benefício mútuo e coexistência pacífica”.




Um comentário em “Manchetes do dia – 2.7.2024”