Hora do Povo - As unidades P-84 e P-85 serão instaladas no pré-sal da Bacia de Santos, em São Paulo, e a construção das plataformas será realizada em estaleiros do Brasil, da China e de Cingapura. Os percentuais de conteúdo local são 20% na P-84 e 25% na P-85. De acordo com a Petrobras, as duas novas plataformas são do tipo unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência (FPSO), que serão instaladas em profundidade de água superior a 2 mil metros.
Vermelho - O sistema de proteção contra inundações de Porto Alegre é considerado “robusto, eficiente e fácil de operar e manter”, mas falhou porque não recebeu as manutenções permanentes necessárias por parte da prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Essa é a avaliação de um grupo de 42 engenheiros, arquitetos e geólogos, que explicam o que ocorreu para a cidade ser tomada pela água do Guaíba, na maior enchente da história da capital gaúcha e do estado.
Outras Palavras - Acontece que a catástrofe climática mostrou que as divisões clássicas da Modernidade, como o público e o privado, o social e o individual, a natureza e a cultura – tudo se esvaiu em um colapso de limites. O sujeito que acreditava que “o rio está lá fora, na natureza” de repente viu as comportas da cidade não resistirem, as portas da sua casa não resistirem. Nenhuma “propriedade privada” é viável diante da força da Terra, que é indiferente aos danos que produz nos nossos minúsculos sistemas simbólicos.
Vermelho - As duas partes apelam a todos os atores relevantes a observarem três princípios para a desescalada da situação, a saber: não expansão do campo de batalha; não escalada dos combates; e não inflamação da situação por qualquer parte. Os dois países expressaram apoio à organização de uma conferência internacional de paz, condicionada ao reconhecimento e à participação equitativa de todas as partes envolvidas no conflito, incluindo Rússia e Ucrânia.




Um comentário em “Manchetes do dia – 27.5.2024”