Manchetes do dia – 14.5.2024

Hora do Povo -  O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que “passou da hora de haver um mínimo ético legal nas redes sociais” e defendeu uma lei para impedir a disseminação de fake news como as que estão atrapalhando o socorro à população do Rio Grande do Sul. Durante a catástrofe no Rio Grande do Sul, que já deixou mais de 140 mortos, diversas fake news estão circulando nas redes sociais.

Construir Resistência - Não se iludam. Não é o mercado que salva. É o Estado. E somos, todos, Estado. Quando saio de casa para ajudar em algum abrigo; quando levo alimentos, roupas, calçados; quando faço contribuições para as cozinhas solidárias; quando ajudo a retirar famílias de áreas alagadas, sou Estado. Me junto aos milhares de servidores públicos, civis e militares, socorristas, e aos milhares de voluntários, numa grande ação de Estado para salvar vidas e superar rapidamente a tragédia.

Hora do Povo - O dia 13 de Maio de 1888 representou para o povo brasileiro um momento ímpar para o qual confluíram todas as aspirações de progresso e igualdade que ao longo dos anos marcam nossa epopeia nacional: A Batalha dos Guararapes e a Expulsão dos Holandeses, onde para Martinho da Vila “O Brasil Aprendeu a Liberdade”; a República dos Palmares; a Conjuração Mineira; a Revolução Pernambucana; a Confederação do Equador; a Guerra do Paraguai, contempladas pelos versos do poeta contemporâneo que conclama “Glória a todas as lutas inglórias/ Que através da nossa história/ Não esquecemos jamais”.

Vermelho - O jornal Pravda (Verdade, em russo) foi impresso pela primeira vez em 1912. Inicialmente, era um dos muitos jornais do Partido Comunista da União Soviética, mas logo se tornou seu principal instrumento de propaganda. A ideia era que fosse um jornal feito por proletários para proletários. O jornal teve um peso enorme na divulgação de ideias do partido: recontava as duras condições dos trabalhadores, seus problemas e esperanças. 

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Manchetes do dia – 14.5.2024

Deixe um comentário