Manchetes do dia – 31.3.2024

Grabois – Altair Freitas: 60 anos atrás o país vivenciava o nefasto golpe militar que depôs o presidente João Goulart e na implantação do mais longo período ditatorial da história republicana brasileira. O golpe em si e a ditadura que durou 21 anos têm raízes profundas na história brasileira, pela sua configuração de renda e riqueza ultra concentradas nas mãos de uma minúscula mas poderosa classe dominante, cuja formação nos remete ao período colonial, ao escravismo e à vinculação profunda da nossa economia aos centros colonizadores europeus. A história da república brasileira é permeada por essas raízes.

Engenharia pela Democracia –  Amaury Monteiro Jr.: por uma coincidência histórica eu e minha família sabíamos o que estava sendo preparado e aconteceria no Brasil naquele ano de 1964, o golpe militar, que jogaria a todos nós numa profunda escuridão por longos 21 anos. Não estávamos preparados e nem tínhamos consciência de que era preciso resistir. As consequências daquele golpe Civil-Militar logo se fizeram sentir quando pesquisadores, professores e alunos das nossas Universidades, parlamentares, jornalistas, patriotas… foram perseguidos, cassados, presos, torturados.

Clube de Engenharia - Conforme as matérias mostram, o processo não é fácil e pode começar por uma aproximação entre os setores científicos e as empresas, de acordo com proposta levantada pelo próprio presidente da entidade, Márcio Girão, em recente palestra. A postura mais independente em sua linha de atuação no campo internacional é outra vertente que deve ajudar o país a trilhar o caminho do desenvolvimento.

Vermelho – A parceria foi fechada por conta da primeira visita oficial do presidente da França, Emmanuel Macron, ao Brasil. Trata-se de um passo importante para a obtenção das autorizações internas necessárias para as instituições negociarem os termos finais do contrato de empréstimo externo, o que deverá ocorrer ao longo dos próximos meses.“A iniciativa reforça a reaproximação com a AFD, com quem o BNDES já havia realizado uma captação de recursos em 2014, e fortalece a estratégia de diversificação das fontes de financiamento do banco”, avalia Natália Dias.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 31.3.2024

Deixe um comentário