Manchetes do dia – 30.3.2024

Vermelho – Na reunião realizada pelas centrais houve consenso em algumas pautas: empregos decentes, correção da tabela do imposto de renda, menos juros, valorização do serviço e dos servidores públicos. O lema deste ano deve ser “Por um Brasil mais Justo!”. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente, Geraldo Alckmin, serão convidados. Mais uma vez, o sindicalismo dará uma demonstração de unidade: . estão na organização do 1º de Maio a CTB, CSB, CUT, Força Sindical, Intersindical, NCST, Pública e UGT.

Brasil de fato –  O atual presidente do Bacen, é da tropa fiscalista que grita contra gastos públicos (menos os juros da dívida), mas quer se livrar das restrições orçamentárias. A diretoria do BC, sob controle do Congresso, poderia gastar à vontade. Insinuou aumento aos servidores. Há quem acene com salários acima do teto constitucional.O dinheiro viria das receitas de senhoriagem, está na justificação da PEC, que são oriundas do monopólio de emissão de moeda, um patrimônio do povo do qual, portanto, pretendem servir-se.

Conjur - Mudar a natureza do BC de autarquia especial — pessoa jurídica de Direito Público — para empresa pública — que figura no âmbito do Direito Privado — faria o banco ter menos ferramentas para exercer seu trabalho de forma independente, diz o professor do Insper e advogado André Castro Carvalho. “A empresa não vai ter garantias como precatórios, por exemplo. Ela terá menos prerrogativas e, no fim, perderá autonomia.”

Hora do Povo – Com a agressão militar contra a Iugoslávia, bombardeada por 78 dias, passando por cima do Conselho de Segurança da ONU e da lei internacional, os EUA, sob o governo de Bill Clinton, explicitou ao mundo a entrada em vigor da ditadura norte-americana sobre o planeta pós-dissolução da URSS – há ouvidos que preferem ‘hegemonia’ -, mais tarde rotulada de “ordem global sob regras”. “Este não é apenas um ataque contra um país, mas um ataque contra toda a ordem mundial que surgiu após a Segunda Guerra Mundial”, disse o então primeiro-ministro russo Primakov

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 30.3.2024

Deixe um comentário