Manchetes do dia – 24.3.2024

Vermelho – Com foco em geração de trabalho e renda, educação, cultura e inclusão social, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social deve investir R$ 100 milhões nas favelas brasileiras por meio do BNDES Periferias, lançado nesta quinta-feira (21), na sede do banco, no Rio de Janeiro. Outros R$ 50 milhões virão das captações de parceiros privados e públicos. São duas frentes: Polos BNDES de Desenvolvimento e Cultura e Trabalho e Renda da Periferia.

Hora do Povo- O resultado imediato das falas de Mauro Cid, vazadas pela revista Veja, foi a sua prisão. A médio prazo, o acordo de colaboração poderá ser desfeito. O STF havia homologado o acordo de delação do ex-ajudante de ordens em 9 de setembro de 2023. Os investigadores avaliam que os áudios vazados fazem parte de uma estratégia de Mauro Cid para tentar tumultuar as investigações contra si e o ex-presidente golpista. Para PF, não muda nada. Muitas outras provas da trama golpista foram obtidas pelos investigadores, além da colaboração de Mauro Cid.

Vermelho – O PCdoB, o partido mais antigo em atividade no Brasil, foi criado em 25 de março de 1922. A exposição convida os visitantes a uma viagem no tempo, desde a criação da legenda, em Niterói, nos anos 1920, passando por momentos dramáticos como a resistência à ditadura militar e a Guerrilha do Araguaia e chegando à redemocratização e à participação dos comunistas em todos os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff e na luta em marcha contra a extrema direita. 

Hora do Povo – “Uma terrível tragédia ocorreu hoje no Crocus City”, disse o prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, que manifestou sua solidariedade aos familiares das vítimas e cancelou eventos em massa programados para amanhã. Segundo sobreviventes, os terroristas invadiram o local, matando guardas e o pessoal da recepção, chegaram à sala do concerto e atiraram nos expectadores desarmados, que tentavam escapar do jeito que podiam. Os agressores lançaram uma granada e uma bomba de fumaça no corredor.

.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 24.3.2024

Deixe um comentário