Manchetes do dia – 12.3.2024

Hora do Povo – Transformara, o segundo melhor resultado da história da empresa em “fracasso” porque houve uma redução – pequena – da escandalosa distribuição de dividendos. Acionistas, na maioria estrangeiros, não têm o menor compromisso com a empresa ou com o país. Sim porque em 2022, a empresa, irresponsavelmente, distribuiu praticamente todo o seu lucro para os acionistas, ou seja, US$ 37,3 bilhões, enquanto reservou apenas US$ 4,79 bilhões para o investimento líquido.

Hora do Povo -  No momento em que se discute a reindustrialização do país, vem à tona o debate sobre a necessidade de elevação dos investimentos em ciência, tecnologia e inovação. A nova gestão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, sob o comando da ministra Luciana Santos, tem tomado fortes iniciativas neste sentido. Praticamente tudo o que foi destruído pelo governo anterior, que combatia a ciência e cultuava o atraso e o obscurantismo, foi remontado. Os primeiros passos foram dados. As fontes de financiamento foram recuperadas.

Hora do Povo -  A profundidade desse rompimento com o atraso ficou evidente na acirrada oposição que a República – em especial a política econômica do Governo Provisório e a política industrial do governo Floriano Peixoto, que será o nosso próximo tema – sofreria por parte dos setores reacionários do país, os mesmos que, durante o Império, haviam se beneficiado da estagnação agrária e da submissão financeira externa. Mas a restauração do atraso e da estagnação, nos governos de Prudente de Moraes, e, sobretudo, de Campos Sales, somente seria possível debaixo de intensa luta política – cujo lado progressista ressurgiria quase 40 anos depois, com a Revolução de 30.

Diário do Centro do Mundo - Dado que nenhum dos partidos garantiu a maioria absoluta dos votos (51%), as siglas agora devem iniciar negociações de alianças. Luis Montenegro, o líder da Aliança Democrática, disse que o partido vair agir de forma responsável. Ainda não está claro que a coligação vai fazer uma coalizão com a extrema direita, que aumentou muito no Parlamento.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Manchetes do dia – 12.3.2024

Deixe um comentário