“Construção civil pagou a conta dos juros em alto patamar”, diz CBIC sobre queda do PIB do setor

Hora do Povo – Em 2023, os juros altos travaram os investimentos em construção, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). No ano, o PIB da Construção registrou uma queda de 0,5%, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os investimentos em construção saíram dos 5,9% em 2022 para uma queda de -0,5% em 2023, conforme a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que mede os investimentos dentro do PIB.
Consumo das famílias cresceu 3,1% em 2023, mas foi menor que 2022 (4,1%)

Hora do Povo - O consumo das famílias recuou -0,2% no quarto trimestre de 2023, em comparação ao trimestre imediatamente anterior (julho, agosto e setembro). Em 2023, contribuíram para o resultado no consumo das famílias o aumento da massa salarial real, a queda da inflação e programas governamentais de transferência de renda do Governo. Por outro lado, prejudicaram o consumo das famílias os juros do Banco Central (BC), que seguiram acima dos dois dígitos no ano passado, elevando os custos do serviço das dívidas das famílias e empresas, além de travar os investimentos, consumo e um avanço maior na geração de empregos no país.
Abin de Ramagem monitorou pesquisadora que mapeou rede bolsonarista de fake news

Hora do Povo – O governo Bolsonaro espionou, usando a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a pesquisadora Luiza Alves Bandeira, que estudou a rede de fake news do “gabinete do ódio”. A Abin era dirigida na época por Alexandre Ramagem, íntimo da família Bolsonaro, e atualmente deputado federal. Luiza Alves Bandeira fez um estudo que demonstrou a participação direta de um assessor de Bolsonaro e de gabinetes aliados.
Na economia, BRICS golearam o G7 em 2023

Vermelho – Na média, Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul cresceram 3,92% no ano passado, enquanto os Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Canadá e Japão, tiveram uma média de crescimento que não ultrapassou o 1,04%. Nos BRICS, a Índia foi o país cujo PIB mais cresceu entre as economias citadas, um salto de 7,3% em comparação com 2022, seguida por uma das potências mundiais, a China, que viu seu PIB crescer 5,2% no mesmo período. Rússia e Brasil também tiveram um importante resultado, com 3,6% 2,9%, respectivamente.

Um comentário em “Manchetes do dia – 5.3.2024”