Manchetes do dia – 28.2.2024

Inadimplência cresce em janeiro e atinge 66,96 milhões de brasileiros

Hora do Povo – Na passagem de dezembro de 2023 para janeiro de 2024, o número de brasileiros sem condições de pagar as contas cresceu 0,75%. Os dados fazem parte do Indicador realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). “Apesar da queda, os juros no país ainda são muito altos. Sabemos que o governo federal tem se empenhado em diminuir o endividamento das famílias, mas o programa Desenrola ainda não surtiu o efeito desejado, apesar de ter mais de R$ 30 bilhões em dívidas renegociadas. Lembramos que, em média, há mais de duas dívidas por devedor, ou seja, por mais que ele consiga pagar uma dívida, continua inadimplente por ter outra”, aponta o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Júnior.

Sindicatos condenam afretamento sem limite de navios estrangeiros pela Petrobrás e convocam ato no dia 15

Hora do Povo - As organizações – que compõem o Fórum em Defesa da Retomada da Construção Naval – também irão entregar ao presidente Lula um manifesto com propostas para a recuperação da indústria naval brasileira. Para Carlos Müller, presidente do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (Sindmar) e também da Conttmaf, “os sindicatos compreenderam que a manifestação coletiva dos trabalhadores e dos movimentos sociais é essencial para tentarmos mudar a visão extremamente liberal de alguns gerentes da Petrobrás que estão impedindo o desenvolvimento da Marinha Mercante com bandeira brasileira, o crescimento do emprego e a geração significativa de riquezas em nosso país”.

Almirante Othon, 85 anos, personagem da história

Jornal GGN – O Almirante Othon contou que, com Vargas pressionado politicamente depois que foi eleito presidente, foi difícil implantar o programa nuclear. Coube ao seu sucessor Juscelino Kubitschek dar um grande arranco inicial para implantar a Energia Nuclear do Brasil. JK criou a CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear e convidou para ser o Presidente da CNEN o Almirante Otacílio Cunha que trabalhou com o Almirante Álvaro Alberto na Sociedade Brasileira de Física. O Almirante Otacílio Cunha aproveitou ” as brechas ” que o memorando do Getúlio Vargas havia proporcionado e importou três reatores de Pesquisas Nucleares um para São Paulo, outro para Belo Horizonte e outro para o Rio de Janeiro e criou três Instituto vinculados as Universidades Federais de Minas Gerais e Rio de Janeiro e Universidade de São Paulo.

Lula se reúne com presidente da Guiana para discutir crise territorial com a Venezuela

Vermelho – A viagem de Lula tem como principal compromisso a participação no encerramento da 46ª Cúpula de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom), onde o Brasil foi convidado como um observador especial. No entanto, a confirmação da reunião entre o presidente brasileiro e seu homólogo guianense demonstra a preocupação mútua em relação à crise territorial. Um dos pontos a serem discutidos durante o encontro é a crise entre Guiana e Venezuela pela região de Essequibo. A nomeação de um governador para Essequibo por parte do governo venezuelano, assim como a divulgação de um novo mapa que inclui o território em questão, têm aumentado as tensões na região.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 28.2.2024

Deixe um comentário