Nivaldo Santana: “É hora de colocar o bloco na rua”

Hora do Povo – Passado mais de um ano do governo, com pequenas variações, pode-se dizer que a polarização continua. É verdade que o governo melhora seus indicadores positivos na percepção popular, mas o campo político de extrema-direita se mantém forte. O último exemplo dessa polarização foi a constatação de que, mesmo depois da divulgação massiva do vídeo da reunião ministerial onde Bolsonaro tramava abertamente um golpe de Estado, a divisão na sociedade continua.
Com o golpe ‘fazendo água’, Bolsonaro transferiu R$ 800 mil para fora do país

Hora do Povo - Agora, ao ser inquirido sobre as atitudes golpistas, entre elas o envio do dinheiro para os EUA, antes de embarcar para lá, Bolsonaro alegou que deixar dinheiro no Brasil era perigoso. Realmente, Bolsonaro nunca acreditou no Brasil e nem nos brasileiros. Tinha ideia fixa de entregar todas as empresas brasileiras para os americanos. Achava – e acha – que os americanos é que são bons e que o povo brasileiro, não.
O dia em que o Brasil disse Não aos Estados Unidos

Pesquisa Fapesp – Carlos Haag: Washington, dezembro de 1862: em meio a uma custosa, em vidas e dinheiro, Guerra Civil, em que a União estava desesperada por fundos a fim de sufocar a rebelião dos estados confederados, o presidente Abraham Lincoln, em seu discurso anual, o State of the Union, ousou pedir ao Congresso a liberação de US$ 600 mil para outro fim que não o conflito. “Os congressistas precisam liberar o dinheiro necessário para a deportação de pessoas negras livres para qualquer lugar fora dos Estados Unidos”, afirmou Lincoln.
Eis o Clube dos Banqueiros – e como vencê-lo

Outras Palavras – As fortunas dos cinco homens mais ricos do mundo “aumentaram 114% desde 2020”, de acordo com um relatório da Oxfam, de janeiro de 2024, sobre a desigualdade global, enquanto “quase cinco bilhões de pessoas ficaram mais pobres”. Este mais recente aumento bruto da desigualdade de riqueza e de renda baseia-se nas tendências globais que se consolidaram no início da década de 1980, sendo o aumento da desigualdade ao longo de décadas particularmente grande nos Estados Unidos em comparação com outras nações desenvolvidas.

Um comentário em “Manchetes do dia – 19.2.2024”