Manchetes do dia – 7.2.2024

Decisões de Toffoli livrando empresas corruptas das multas podem deixar a União sem R$ 25 bi

Hora do Povo – Dias Toffoli aceitou o pedido da empreiteira Odebrecht (atual Novonor) para anular toda a multa decorrente do acordo assinado em 2016, em um valor total de R$ 8,5 bilhões. Outras dez empreiteiras, construtoras e agências de publicidade que firmaram acordos de leniência (quando elas reconhecem na Justiça os crimes que praticaram e pagam multa) por conta da corrupção em que se envolveram podem pedir que as suas multas também sejam suspensas pelo STF.

Policia de Tarcísio mata mais sete pessoas na Operação Escudo

Vermelho – Um homem de 28 anos foi fatalmente baleado por policiais militares das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) durante uma operação na Baixada Santista, notificando a sétima morte na retomada da Operação Escudo. A ação policial foi intensificada após a morte do policial militar Samuel Wesley Cosmo. A câmera corporal do uniforme do policial morto chegou a registrar o momento do disparo, mas o autor ainda não foi identificado. A Polícia Civil investiga todas as mortes ocorridas durante a Operação Escudo. A Corregedoria da Polícia Militar também acompanha os casos para apurar possíveis abusos.

Renato Dagnino e a Nova Indústria Brasil

Engenharia pela Democracia – Nossa a trajetória de desenvolvimento capitalista periférico é marcada por uma elevada propensão à extração de mais-valia absoluta e não da mais-valia relativa. Aquela que, com a consolidação do modo de produção capitalista, devido à organização do movimento operário, obriga o empresário a introduzir inovações com vistas a aproveitar-se da prerrogativa que lhe confere o “seu” Estado de se apropriar do consequente aumento na produtividade do trabalho.

A complexa luta dos agricultores europeus

Outras Palavras – O protesto foi, particularmente, pronunciado na Alemanha e na França, embora também tenha havido grandes manifestações na Bélgica, na Romênia e na Polônia, bem como na Itália, começando pela Sicília, e se espalharam para o norte. Para a segunda semana do mês, eles antecipam o “cerco de Roma”, ou seja, uma mobilização maciça de agricultores em direção à capital italiana. O conflito também pode se alastrar, no curtíssimo prazo, para a Espanha e para outros países do continente, nesta primeira quinzena do mês em que o campo volta a estar em pé de guerra em boa parte do continente.

.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 7.2.2024

Deixe um comentário