Manchetes do dia – 30.1.2024

Ministra anuncia 40 mil novas vagas para formação em Tecnologia da Informação e Comunicação

Vermelho – A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, anunciou a ampliação do programa Residência em TIC, que deve abrir, ainda este ano, 40 mil novas vagas para formar recursos humanos nas áreas das Tecnologias da Informação e da Comunicação em todo o país. A notícia foi dada no Recife, durante a formatura de 410 alunos do programa. O objetivo do treinamento é não apenas formar, mas alocar os jovens nas empresas parceiras que aderem ao programa. Nesse sentido, parte dos recursos é destinada a custear Bolsas de Inserção.

Três anos após privatização da Cedae, tarifa subiu o dobro da inflação e povo está desamparado

Hora do Povo – Em meio à última tragédia provocada pelas chuvas no Rio de Janeiro, “fruto da ausência de obras de drenagem, sem nenhum tipo de planejamento ambiental”, a CTB-RJ denuncia o abandono da população em artigo publicado em seu site, questionando sobre o que foi feito com os bilhões da venda da Cedae, privatizada em 2021. A entidade acusa o governador Cláudio Castro de, apesar dos R$ 22,6 bilhões arrecadados com o leilão da Cedae – “um valor 114% superior ao estimado pelo próprio governo na época” –, deixar o Rio como “o terceiro estado mais desigual do Brasil (segundo o IBGE).

A Black Rock quer o mundo a seus pés

Outras palavras – Em 14 de janeiro, o maior fundo mundial de private equity, a BlackRock, anunciou a aquisição de um gigante das infraestruturas, o Global Infrastructures Partners (GIP). A transação envolveu dinheiro e ações, segundo um acordo de bolsa que avalia a GIP em 12,5 bilhões de dólares. A empresa é o maior gestor independente de infraestruturas do mundo, com um patrimônio de mais de 100 bilhões de dólares nos setores de energia, infraestruturas digitais, água e resíduos. 100 bilhões de dólares é a quantia que os países ricos do mundo concordaram em disponibilizar a cada ano a partir de 2020, como “ajuda” (empréstimos!) para os países em desenvolvimento (PVD) em sua ação contra a mudança climática. Naturalmente, os países em desenvolvimento ainda não viram nem mesmo um bilhão (1%) deste montante de dólares. A implementação do compromisso, fala-se, deveria começar em 2024

“Novas versões do nazismo serão erradicadas”, diz Putin, na data da libertação de Leningrado

Hora do Povo - Presidente russo fez um pronunciamento no lançamento do memorial aos civis soviéticos mortos pelas forças nazistas nos 80 anos da libertação de Leningrado. Ele denunciou que “os resultados dos julgamentos de Nuremberg estão efetivamente sendo revistos no ocidente”. Putin relembrou que a Alemanha nazista estava conduzindo um genocídio da população soviética, deixando uma cicatriz profunda em todas as gerações desde então, com memórias que nunca desapareceram nas últimas oito décadas. Em seu discurso de Ano Novo aos russos, o ex-presidente Dmitry Medvedev disse que a “derrota final” do neofascismo, uma ideologia que “os inimigos da Rússia estão tentando reacender”, deve ser o “principal objetivo” do país em 2024.

.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 30.1.2024

Deixe um comentário