Manchetes do dia – 29.1.2024

Em janeiro, atividade industrial paulista cai pelo 11º mês consecutivo, aponta pesquisa da Fiesp

Hora do Povo – Quando o indicador está abaixo dos 50 pontos, indica que houve redução da atividade industrial no mês. Desde fevereiro de 2023 (50,2 pontos), o Sensor permanece abaixo desta linha divisória. O Sensor da Fiesp apontou que em relação a dezembro as vendas recuaram 1,6 ponto e o emprego -0,2 ponto. Já o indicador de estoques registrou 44,6 pontos no mês, indicando que “os estoques permaneceram acima do planejado no início de 2024”.

Para Vagner Freitas, programa de reindustrialização permitirá crescimento e emprego de qualidade

Hora do Povo – Segundo o Presidente do SESI, Vagner Freitas, “o programa de reindustrialização apresentado à nação pelo presidente Lula vai gerar crescimento econômico e criar muito emprego de qualidade”. Vagner expôs como exemplo que “nós temos condição, competitividade e tecnologia para produzir plataforma de petróleo”, e a seguir questiona: “Por que, então, criar milhares de emprego no exterior e não aqui? A questão é que os grandes querem ver a gente exportando commodities a vida toda e importando os manufaturados”.

China cresceu 5,2% e EUA, 2,5% em 2023. Eis a razão do “nervosismo” americano

Hora do Povo – Os economistas ocidentais continuam a argumentar que a economia chinesa está indo pelo ralo. Eu rejeitei este refrão familiar em várias ocasiões. Não é porque eu apoie inquestionavelmente o chamado regime partidário “comunista” – pelo contrário. É porque a crítica ocidental não é correta – e também porque o objetivo dessa crítica é destruir o papel predominante do setor estatal da China e sua capacidade de sustentar o investimento e a produção. A crítica visa desviar a atenção da realidade de que as economias capitalistas ocidentais (além dos EUA, ao que parece) estão em estagnação e quase em queda. Japão cresceu 1,5% em 2023; França 0,6%, Canadá 0,4%, Reino Unido 0,3%, Itália 0,1% e Alemanha caiu -0,4%.

Há 79 anos o Exército Vermelho libertou Auschwitz

Hora do Povo - Em 27 de Janeiro de 1945 as tropas soviéticas libertaram os sobreviventes da infame “Fábrica da Morte”, onde os guardas nazistas despejavam gás nas câmaras seladas e esperavam as pessoas morrerem, o que levava 20 minutos. O nome que se tornou sinônimo de genocídio, terror e trabalho escravo, Auschwitz, foi revelado ao mundo em 27 de janeiro de 1945, quando tropas soviéticas que avançavam na Polônia em perseguição às forças nazistas chegaram ao que até então era um ‘quartel’ no mapa e se depararam com o maior centro de extermínio sob Hitler, um complexo de 40 campos em que foram martirizados pelo menos 1,3 milhão de pessoas, 90% judeus, mas também soviéticos, poloneses, ciganos ou simplesmente deficientes físicos, entre 1940 e 1945.

.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 29.1.2024

Deixe um comentário