Centrais denunciam injustiça com quem recebe menos e cobram revisão da tabela do IR

Hora do Povo - As centrais apontam que os dados são “alarmantes” e impactam significativamente “os trabalhadores formais, principalmente aqueles que ganham salários mais baixos e a classe média”. “Este é um cenário inaceitável e que contraria os princípios de justiça fiscal e social civilizatórios”, afirmam. Segundo os cálculos da entidade dos auditores-fiscais da Receita, a defasagem está em 134%, o que, segundo as centrais, “coloca uma carga tributária desproporcional sobre os ombros dos trabalhadores assalariados”.
Isenção a pastores causou prejuízo de R$ 300 milhões aos cofres públicos

Hora do Povo - Um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), ao qual o Globo e o g1 tiveram acesso, produzido em dezembro de 2023, mostra o cálculo da Receita Federal que concluiu que o prejuízo acarretado pela medida do antigo governo chega a R$ 293,7 milhões. A Receita somou os valores com “exigibilidade suspensa” ou “parcelada”, como é o caso dos impostos que deixaram de ser cobrados para os religiosos. A decisão, tomada pouco antes das eleições de 2022, tirava a tributação sobre os pagamentos a pastores e outras lideranças religiosas porque deixava de reconhecê-los como salário.
Governo quer ampliar cashback para contas de água e esgoto

Vermelho – O secretário especial da Reforma Tributária, Bernard Appy, anunciou que o governo está determinado a incluir o benefício de cashback nas contas de água e esgoto para a população de baixa renda. A medida visa devolver os valores gastos com tributação e expandir os benefícios já previstos para contas de energia elétrica e gás de cozinha, conforme a emenda constitucional aprovada no Congresso. O mecanismo é chamado pelo Ministério da Fazenda de “cashback do povo”.
Jornalistas palestinos são os olhos do mundo sobre massacre em Gaza

Vermelho - Suas armas de longo alcance são câmeras de vídeo, máquinas fotográficas, telefones celulares, microfones, palavras e o olhar apurado e sensível, que registram em tempo real o genocídio cometido pelo sionismo israelense e seus cúmplices contra o povo palestino. Com essas armas poderosas, os jornalistas palestinos enfrentam bombas, tanques e mísseis e conseguem mostrar ao mundo o massacre em curso em sua pátria. Eles mostram a brutalidade sem filtros, em toda a sua crueza e crueldade.

Um comentário em “Manchetes do dia – 21.1.2024”