Manchetes do dia – 20.1.2024

A ignorância disseminada sobre os efeito das importações desenfreadas

Jornal GGN - Um dos grandes motivos do atraso nacional é a dificuldade de compreensão, por parte da mídia, sobre alguns fenômenos óbvios sobre processos de desenvolvimento. No início do século 20,  quando a abertura comercial irrestrita – com livre fluxo de capitais – impedia qualquer veleidade de industrialização brasileira, o que diziam os defensores daquele suicídio econômico? Foi bom para modernizar os hábitos de consumo. Hábitos de consumo, não de produção.

Ampliação da refinaria Abreu e Lima vai gerar 30 mil empregos

Vermelho – O presidente da estatal disse que a ampliação do projeto tornará Abreu e Lima a “segunda maior refinaria brasileira, e a refinaria mais moderna de todo o continente americano, inclusive Estados Unidos e Canadá”, exaltou Prates. Segundo a Petrobras, a construção do Trem 2 da refinaria tem previsão para ser concluída em 2028, quando passará a processar 260 mil barris de petróleo por dia. Fora isso, a ampliação da RNEST já tem obras em andamento para “construção da primeira unidade SNOX do refino brasileiro, que será responsável por transformar óxido de enxofre (SOx) e óxido de nitrogênio (NOx) em um novo produto para comercialização”.

Cláudio Castro recebeu R$ 426 mil em propina como vereador e vice-governador do Rio, diz PF

Hora do Povo – “Há indícios suficientes da prática de crimes, cuja dinâmica envolve a atuação de Cláudio Castro como o agente político apoiando a atuação ilícita das pessoas jurídicas comandadas por Flávio Chadud e Marcus Vinícius Azevedo da Silva, na execução de contratos públicos”, escreveu o ministro do STJ. De acordo com o ministro Raul Araújo, Castro ainda teria recebido pagamentos ilícitos em dinheiro, tanto em sua residência quanto em locais como o estacionamento de um shopping, na casa de um assessor e na sede de uma empresa com contratos com o governo do Estado.

.

Levantamento mostra que 1.942 cidades têm áreas de risco no Brasil

Vermelho - Para dar conta de um projeto nacional que proteja as pessoas nessas áreas o governo deve realizar diversas obras de contenção de encostas e drenagem, previstas no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), complementado pela construção de novas moradias com vistas a tirar famílias de locais de ocupação irregular que oferecem riscos. De acordo com o levantamento, as dez cidades com maior número de áreas de risco são: São Paulo (SP), Teresópolis (RJ), Blumenau (SC), Petrópolis (RJ), Nova Friburgo (RJ), Maceió (AL), Fortaleza, Belo Horizonte (MG), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Salvador (BA).

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 20.1.2024

Deixe um comentário