Manchetes do dia – 4.1.2024

BNDES veta créditos de R$ 326 milhões a projetos em áreas com registro de desmatamento ilegal

“A grande maioria dos empreendimentos respeita a legislação ambiental, mas aquela minoria que insiste com práticas ilegais de predação do meio ambiente não terá acesso a crédito do BNDES”, afirmou Aloizio Mercadante, presidente do BNDES à coluna de Roseann Kennedy no Estadão. As medidas do BNDES para coibir as práticas ambientais ilegais resultaram no bloqueio de 1.302 operações de crédito, o que representa 1% do total de financiamentos correntes, de R$ 32,2 bilhões. “Utilizamos essa ferramenta inovadora e preventiva, que dialoga com a nossa diretriz de termos um BNDES cada vez mais verde”, acrescentou o presidente do Banco.

O desconforto de Haddad

O candidato que havia sido derrotado em 2018 na disputa contra Bolsonaro recebe agora uma acolhida bastante diferente daquela que lhe havia sido oferecida à época pelos representantes do financismo. Em 2023, superado o estranhamento inicial, logo em seguida a grande imprensa aceitou os termos da boa convivência proposto pelo novo Ministro da Fazenda. Haddad deixou para trás todas as promessas e as expectativas que haviam disso criadas durante a campanha de Lula. No comando da economia, ele encarnou de forma surpreendente a persona do professor do espaço do neoliberalismo representado pelo INSPER e deixou escondida em alguma gaveta de seu apartamento de São Paulo a fantasia de seu antigo personagem – o professor da Faculdade de Filosofia da USP.

São Paulo: Boulos lidera; Salles e Nunes empatam em 2º

Boulos é apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e sua pré-campanha já conta com a adesão de PT, PCdoB, PDT, PV e Rede. Nas eleições de 2020 na capital paulista, ele surpreendeu e foi ao segundo turno, perdendo o pleito para o então prefeito Bruno Covas (PSDB), que se reelegeu. Dois anos depois, o político do PSOL foi eleito deputado federal com a maior votação no estado de São Paulo – pouco mais de 1 milhão de votos. Os principais concorrentes de Boulos tentam polarizar a disputa e, para isso, disputam o apoio de Jair Bolsonaro, em busca de votos do eleitorado de direita e de extrema-direita.

Os “compatriotas dos dois lados do estreito de Taiwan devem dar as mãos”, enfatiza Xi Jinping

Os chineses de Taiwan são chamados “a partilharem da grande glória do rejuvenescimento nacional” pois “a reunificação da pátria é uma necessidade histórica”, afirmou o presidente na véspera do ano que marca o 75º aniversário da fundação da Nova China. De acordo com Xi Jinping, China e a ilha de Taiwan certamente serão unidos e fortalecidos, uma vez que são “integrantes de uma mesma família”, que “devem “promover conjuntamente a prosperidade da nação”. “Todos os chineses de ambos os lados devem estar vinculados a um senso comum de propósito”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 4.1.2024

Deixe um comentário