Petrobrás inicia produção da plataforma Sepetiba, no pré-sal da Bacia de Santos

A plataforma, unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência, do tipo FPSO, tem capacidade para produzir até 180 mil barris de óleo e comprimir até 12 milhões de metros cúbicos de gás, diariamente. O sistema da plataforma inclui perfuração e preparação do poço para a produção (completação) de oito poços produtores e oito poços injetores de água e gás que estão sendo interligados à unidade, com tecnologia que reduz a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.
Empresa devolve aeroporto privatizado de Natal e União ainda tem que cobrir o prejuízo alegado

O governo federal foi obrigado a pagar R$ 199,7 milhões à empresa argentina Inframerica por conta de prejuízos alegados por ela após a privatização do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN). A companhia argentina decidiu devolver o terminal em 2020 e exigiu ressarcimento pelos “investimentos” não amortizados, com base na “devolução amigável” estabelecida pelo decreto 9.957/19 do ex-presidente Bolsonaro, ainda em vigor. Ou seja, se tivesse lucro, ela embolsaria, mas, como teve prejuízo, o Tesouro vai arcar com os custos.
Governo assina PL que incentiva modernização do parque industrial

Será um dos primeiros projetos de lei a ser enviado para o Congresso em 2024. Por meio de um mecanismo chamado “depreciação acelerada”, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) pretende destinar R$ 3,4 bilhões para o programa. O PL autoriza o governo estimular setores econômicos a investirem em máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos novos, permitindo o abatimento do valor investido nas declarações futuras de IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) e de CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido).
Manifestantes em Tel Aviv exigem cessar-fogo e saída de Netanyahu

Milhares se manifestaram em Tel Aviv e Haifa, exigindo a saída de Netanyahu e cessar-fogo imediato junto com abertura de negociações para a troca de reféns israelenses por prisioneiros políticos palestinos. Enquanto os israelenses calculam em 129 os detidos em mãos do Hamás, são mais de 7.000 os presos palestinos nas prisões de Israel. A manifestação em Tel Aviv se deu diante do QG das forças israelenses com os presentes e oradores exigindo eleições já tanto nas palavras de ordem quanto nas faixas com dizeres como “Eleições Agora”, “Acordo Diplomático” e “O chamado das mães: tirem os soldados de Gaza agora” e ainda “Israel não sobrevive se não tirarmos Netanyahu”.

Um comentário em “Manchetes do dia – 2.1.2024”