Manchetes do dia – 28.12.2023

O que esperar da economia: Lula 2024/26

Lula precisa mudar a política econômica. Permitir a continuidade da política econômica do financismo e da austeridade é frustrar o eleitorado e abrir o caminho para o retorno da extrema direita. Lula ainda tem um triênio pela frente. Mas cada dia que passa sem novidades no front da retomada da orientação desenvolvimentista e da recuperação do protagonismo do Estado é um ponto perdido na contagem regressiva dos próximos pleitos.

Governo anuncia projeto para ampliar investimentos do BNDES

Projeto-de-lei encaminhado ao Congresso pelo governo Lula ampliará em R$ 10 bilhões os recursos para estimular a reindustrialização do país. “Além da possibilidade do aumento do funding (captação de recursos financeiros para o investimento), poderemos utilizar taxas diferenciadas da TLP, sem a criação de qualquer subsídio. Com isso, será possível, por exemplo, uma atuação mais atrativa para o fomento às micro, pequenas e médias empresas, gerando mais empregos e renda”, avaliou Mercadante.

Megafundos financeiros: abrimos a caixa-preta

A quem o mundo pertence? Nos últimos anos, um tipo de ator financeiro despontou como resposta a esta questão: as empresas de administração de ativos. As “administradoras de ativos” supervisionam dezenas de trilhões de dólares em investimentos em ativos em todo o mundo. As empresas mais conhecidas são as “Três Grandes”: BlackRock, Vanguard e State Street Global Advisors. Seu modelo de negócios baseia-se em grande parte nos chamados fundos de índice “passivos”, cujos investimentos em ações tornam essas empresas os principais acionistas de milhares de corporações.

Extrema-direita: cobras criadas

O choque da chegada do inequivocamente extremo-direitista Jean-Marie Le Pen ao segundo turno das eleições de 2002, dez anos depois, já figurava como coisa do passado. Os 82% de votos válidos reunidos em união nacional para a reeleição de Jacques Chirac naquele início de século indicavam graus de consciência e responsabilidade dos franceses de modo que os fantasmas do extremismo pareciam neutralizados. Entretanto, a sucessão do presidente Jacques Chirac por um elemento de seu mesmo espectro ideológico – no caso, Nicolas Sarkozy – começou a denotar a usura dos conservadores no poder.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 28.12.2023

Deixe um comentário