Manchetes do dia – 27.12.2023

“Somos um mesmo povo e um só país”, diz Lula no Natal sobre a tarefa de reerguer o Brasil

Ele defendeu que a paz e a união entre amigos e familiares seja restaurada. Lula afirmou ainda que “o ódio de alguns contra a democracia deixou cicatrizes profundas e dividiu o país”. “Ao final daquele triste 8 de janeiro, a democracia saiu vitoriosa e fortalecida. Fomos capazes de restaurar as vidraças em tempo recorde, mas falta restaurar a paz e a união entre amigos e familiares. Meu desejo neste fim de ano é que o Brasil abrace o Brasil. Somos um mesmo povo e um só país”, disse.

Após reformas estruturantes, governo quer desenvolver transição ecológica

“O Brasil é o país que está na liderança da transição energética. Hoje, se fosse proibido o uso de gasolina e de petróleo, provavelmente só o Brasil ficaria aceso, porque a gente tem as hidrelétricas, a energia solar e a energia eólica. A gente tem muito potencial de ajudar o mundo a se descarbonizar, mas queremos que o mundo nos ajude a desenvolver essa indústria e produtividade”, ponderou Carina Vitral.

Desafio humanitário: Brasil tem 227 mil pessoas vivendo nas ruas

O número de pessoas vivendo nessas condições foi praticamente multiplicado por 10 na última década, já que em 2013 eram 21.934. Segundo levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), entre os motivos para esse quadro estão a exclusão econômica, que envolve insegurança alimentar, desemprego e déficit habitacional; ruptura de vínculos familiares; e questões de saúde, especialmente de saúde mental.

Papa cobra no Natal fim dos bombardeios em Gaza

Papa Francisco fez, ainda, um forte apelo durante sua mensagem para “que a violência e o ódio não continuem a ser alimentados, mas que seja encontrada uma solução para a questão palestina, através de um diálogo sincero e perseverante entre as partes, sustentado por uma forte vontade política e pelo apoio da comunidade internacional”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 27.12.2023

Deixe um comentário