Campos Neto tenta ocultar do Brasil juros reais escandalosos que pratica

“Não é verdade que o juro nominal recuou e o juro real não caiu”, disse ele. Pura enganação. A inflação estava em 5,79% em 2022 e os juros nominais, em 13,75%. Os juros reais ficaram em 7,96%. Agora, a inflação está em 4,04% (em novembro), os juros nominais, em 11,75% e os juros reais em 7,71%. Ou seja, praticamente não mudou nada, como denunciaram os empresários. O juro defendido por Campos Neto é o responsável pela estagnação da economia brasileira e pelo gasto obrigatório de cerca de 800 bilhões de reais dos cofres públicos somente para pagamento das taxas de juros. É responsável também pela quebradeira de milhares de empresas ao insistir em manter o país como campeão mundial dos juros altos. Os juros reais no Brasil estão em níveis proibitivos para qualquer investimento produtivo.
2024, Lula e a economia

O ponto mais polêmico foi o debate travado entre a Presidenta do PT e o Ministro da Fazenda. A deputada federal Gleisi Hoffmann vem apresentando há um certo tempo suas diferenças para com os rumos definidos pelo comando da economia no governo. Na condição de dirigente máxima do partido do Presidente da República, ela tem buscado um caminho próprio para expressar os desacordos e sugerir propostas de novos rumos. Pela importância do cargo que ocupa, suas opiniões necessitam muita cautela e mediação. Mas ela não tem se esquivado de tal reponsabilidade, uma vez que vocaliza a opinião da maioria da agremiação. Assim foi com a polêmica em torno do reajuste do salário mínimo, da revisão das metas de inflação, do desenho do Novo Arcabouço Fiscal, dentre outros pontos em que o rumo da austeridade fiscal terminava por comprometer a execução do programa do governo eleito e as necessidades de desenvolvimento do País.
Ex-símbolo do poderio industrial dos EUA, US Steel é comprada pela Nippon Steel do Japão

Faça o que eu digo, não faça o que eu faço parece ser a moral da história de senadores norte-americanos, tanto republicanos quanto democratas, chiando contra a desnacionalização da US Steel, cuja aquisição pela gigante japonesa Nippon Steel acaba de ser anunciada, por US$ 14,1 bilhões. Como registrou a CNN, o acordo de venda marca “o último passo” no declínio da empresa, que já foi a maior do mundo e símbolo do poderio industrial norte-americano. A indústria siderúrgica norte-americana é uma sombra do que era, sem nenhuma empresa entre os 10 maiores produtores de aço do mundo. Senadores democratas e republicanos chiam pela “desnacionalização” e suas “implicações terríveis para a base industrial dos Estados Unidos”.
Assembleia Geral da ONU aprova resolução contra a glorificação do nazismo

A Assembleia Geral da ONU adotou uma resolução apresentada pela Rússia e outros países contra a glorificação do nazismo e a conivência com o neonazismo,. Moscou propõe a resolução todos os anos há quase duas décadas, instando a ONU a combater a “glorificação do nazismo, neonazismo e outras práticas que contribuem para a escalada das formas contemporâneas de racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância relacionadas”. A resolução condena veementemente a glorificação e propaganda do nazismo, em particular a aplicação de grafites e desenhos pró-nazistas, inclusive em monumentos às vítimas da Segunda Guerra Mundial.

2 comentários em “Manchetes do dia – 23.12.2023”